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6 erros comuns de novos empreendedores

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Empreender não é tarefa fácil. Afinal, se jogar de cabeça num universo desconhecido é difícil. Tudo é novidade, dos desafios às oportunidades. Porém, existe uma série de falhas constantes que costumam impedir o sucesso dos “marinheiros de primeira viagem”. Pensando nisso, vamos listar seis erros comuns que podem fazer o seu negócio naufragar.

1- Falta de Pesquisa

Pode até parecer loucura, mas muitos empreendedores começam sua operação baseados unicamente no “achismo”. “Eu acho que esse produto/serviço dará certo nessa região”, ou “uma amiga minha viu que esse lugar x tem essa demanda y”. Não existe essa possibilidade quando o assunto é a criação de uma empresa.

Você precisa estudar profundamente o setor específico para entender qual cenário o aguarda. É o “dever de casa” básico para montar qualquer negócio: fazer pesquisa, estudar, conhecer o comportamento dos seus possíveis concorrentes, conhecer as tendências que se aproximam e, principalmente, entender o comportamento do público-alvo.

Uma boa pesquisa qualitativa e quantitativa ajuda você a traçar a estratégia certa para que seu negócio prospere. Vale lembrar: outra solução é contratar um consultor ou conversar com outras organizações que apoiam o desenvolvimento de micros e pequenas empresas, como por exemplo, o Sebrae.

2- Caixa Coletivo

Outro erro comum é a não divisão da verba corporativa da pessoal. A pergunta é básica: como você vai saber da saúde financeira da empresa quando ela se mistura com as contas da sua vida privada? Difícil responder né? Para evitar essa desordem nas finanças é necessário estabelecer fronteiras claras e contas distintas para o CPF e o CNPJ. Ignorar essa barreira pode gerar dívidas tanto para você, quanto para sua empresa. Conhecer a origem dos números é importante para qualquer tipo de planejamento (curto, médio e longo prazo).

3- Sociedade e contratações na camaradagem

Não é incomum alguém ter uma ideia no meio de um grupo de amigos e de lá surgir uma sociedade. Cobrar pessoas que não conhecemos já é chato, imagina cobrar um amigo. Fuja dos laços afetivos e procure sócios que tenham competências que complementem as suas. Muitas vezes se o negócio fracassa a amizade pode ir junto. A contratação de amigos e familiares também tende a ser uma sinuca de bico em caso de expectativa frustrada pelo lado do contratante. Dar um feedback negativo, ou, até, uma demissão, pode ser o fim de um grande amizade, ou o início de uma inimizade.

4- Ignorar o cliente

É normal que o empresário de primeira viagem foque totalmente no seu business e deixe de lado a alma do negócio: seus clientes. O consumidor (principalmente depois da revolução tecnológica) possui uma posição de protagonista para o sucesso de uma nova marca. O importante é estar aberto para ouvir os feedbacks e absorver seus pensamentos na hora de planejar, estruturar ou até mesmo reestruturar o seu modus operandi.

Lembrando sempre que o bom atendimento é a chave para o sucesso.

5- Falta de Segurança

Quando começamos um novo negócio pensamos no que pode dar certo, mas às vezes ignoramos o que pode dar errado. Manter o seu local de trabalho e seus colaboradores em segurança é vital para seguir sua jornada empreendedora com tranquilidade. Com o Seguro de Vida PME CAPEMISA você consegue assegurar o espaço físico do seu estabelecimento (com os serviços de Assistências), toda sua equipe e, é claro, você. Lembre-se: qualquer tempo desperdiçado tentando contornar um imprevisto depois que ele já aconteceu é dinheiro que deixa de entrar no caixa.

Não pare sua operação! Tenha em mãos mecanismos e ferramentas que otimizem seu tempo e investimento.

6- Investimento em divulgação

Sim, sabemos que a verba de um novo empresário é um cobertor curto, impossível de cobrir todas as partes necessárias. Todavia, não se esqueça que a divulgação é vital para tornar seu negócio conhecido. Assim, você consegue que sua marca participe do imaginário coletivo das pessoas impactadas por ela. E existem diversas maneiras de fazer isso: banners, patrocínio de conteúdo nas redes sociais, parcerias, divulgação em jornais, bancas de jornal, busdoor, etc.

Caso não saiba como fazer, ou não entenda muito sobre o assunto, contrate um profissional para ajudar você.

 

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