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Saiba qual é a importância da produção de conteúdo para a sua Empresa

Categoria: Marketing
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O marketing de conteúdo tem sido amplamente comentado como uma estratégia fundamental na divulgação de Empresas. Ter apenas um perfil comercial nas redes sociais e não saber exatamente o que postar é algo que aflige diversas pessoas. 

Entretanto, ainda existem muitos questionamentos a respeito do assunto. Muitos empreendedores ainda acreditam que um produto ou serviço de qualidade já é o suficiente para que as suas vendas sejam garantidas. Isso é um grande começo, mas não é tudo. 

Mas é importante entender que a divulgação faz total diferença em como o seu produto será visto no mercado e por quem ele será visto. E é aí que o marketing de conteúdo entra como uma ótima estratégia para propagar a sua marca.

 

Afinal de contas, o que é marketing de conteúdo? 

Como adiantamos acima, o marketing de conteúdo é uma estratégia de atração de Clientes, por meio de conteúdos relevantes, sejam eles textos, vídeos, e-books, posts, dentre outros.  

Ao contrário do marketing tradicional, ele não tem como objetivo principal a venda de um produto, mas sim, atrair o público-alvo e mostrar soluções para os seus problemas e gerar conexão falando de temas que permeiam o seu negócio. Se você possui uma academia, por exemplo, postar sobre treinos é legal, mas você também pode falar sobre playlists bons para hora do treino, diferente tipos de dietas, suplementos etc. 

Dessa maneira, esses conteúdos se convertem em visitas às suas páginas e ao longo do tempo o seu Cliente em potencial vai te reconhecer como uma referência em seu campo de atuação. 

Outra possibilidade que essa estratégia oferece é a de conhecer melhor o seu público, facilitando a estruturação de ações mais personalizadas e eficientes para impactá-los. Você pode consegue extrair nas plataformas informações valiosas sobre os seus seguidores como faixa etária, gênero e localização.

Isso acontece porque, além do consumo, as pessoas buscam saber sobre as coisas e, principalmente, sobre as Empresas. Ou seja, por meio do marketing de conteúdo, sua Empresa transmite a mensagem que deseja, ajuda a gerar mais reconhecimento para a sua marca, atrai leads mais qualificados, educa os seus Clientes em potencial sobre a sua marca e os fideliza. 

 

Como posso começar uma estratégia de marketing de conteúdo? 

Como sempre mencionamos aqui, um planejamento estratégico bem estruturado vai fazer toda a diferença ao seguir com novas ações de marketing. Em outras palavras, de acordo com o seu planejamento estratégico, você deve identificar o perfil do seu público-alvo, compreendendo suas dores, objetivos e necessidades e como o seu produto ou serviço consegue sanar essas demandas.  

Em seguida, você deve definir quais serão os seus objetivos ao usar esse tipo de estratégia, por exemplo, você pode começar com a meta de aumentar a base de e-mails cadastrados ou aumentar as vendas.  

Não se esqueça de definir a linguagem da sua marca, ok? É importante que a sua comunicação tenha um discurso padronizado, que gere uma personalidade à sua Empresa e facilite a identificação com o público. Esse é o famoso tom de voz. 

Existem diferentes maneiras de falar a mesma coisa, como, por exemplo, começar uma mensagem que chega no privado com Oi, Olá, Salve, Prezado (a), Bom dia, entre outros. O ideal é você estipular uma nuvem de palavras que fazem parte do seu tom de voz e pensar também no Key Visual (“chaves visuais”, em tradução livre) que são elementos gráficos (como cores) constantes nas suas postagens. A ideia é que o usuário “bata o olho” e saiba que esse conteúdo é da minha marca. 

Com tudo isso bem planejado, você precisa avaliar os canais a serem utilizados no seu marketing de conteúdo de acordo com o comportamento dos seus consumidores.  

Onde eles estão? No Instagram, Facebook, no Linkedin, no TikTok, no YouTube ou Twitter? Isso também ajuda a orientar a sua equipe a focar em ações em que o seu público-alvo esteja concentrado para obter resultados melhores. 

Por fim, não se esqueça de mensurar seus resultados. Analise quais conteúdos performaram melhor e quais tiveram pouco engajamento. Só assim, você vai conseguir ajustar a sua estratégia com a agilidade necessária para valorizar ainda mais o seu investimento.

 

5 dicas rápidas para um bom marketing de conteúdo:

 

  • Invista em conteúdo sobre pautas frias 

Informações completas e perenes, em vez de conteúdos factuais que perdem a validade. É claro que toda plataforma existe uma estratégia, no Twitter postaram as tendências do momento (pautas quentes) podem ser uma boa estratégia, mas no geral foque em pautas que não deixem o seu conteúdo tão datado. Os assuntos nas redes são efêmeros e o que era novo hoje é velho amanhã. 

 

  • Use hiperlinks 

Os hiperlinks tem como objetivo direcionar o público para outros materiais interessantes, dando mobilidade e agilidade para o leitor e ainda são bem avaliados pelos mecanismos de busca. 

 

  • Invista em conteúdo robustos 

O seu conteúdo deve ser consistente, resolvendo dúvidas e problemas do seu público. Tente pensar com a cabeça do seu seguidor e planeje os conteúdos desse ponto de vista.

 

  • Impulsionamento

Sabemos que não é tão fácil entender sobre como impulsionar suas postagens. Temos um artigo no blog (clique aqui para ler) que fala sobre os principais objetivos de impulsionamento para você turbinar os seus resultados. O Grupo Meta (dono do Facebook e Instagram) tem também uma Central de Ajuda para Empresas que pode te ajudar a entender por onde começar.

 

  • Influenciadores 

Outra estratégia que está sendo muito usado nas redes são a utilização de influenciadores para alavancar o seu alcance. Claro que contratar os “grandes medalhões” das redes pode estar fora do seu orçamento, porém uma boa estratégia é focar nos microinfluenciadores, pessoas da sua região que sejam ativas nas redes e possuam menos de 10 mil seguidores. Quanto menor o influenciador é, mais barato tende a ser a negociação, dando até para trocar por permuta (você oferece o seu produto ou serviço em troca de avaliações positivas). 

E aí, o que achou dessa estratégia de divulgação? Então confira nosso artigo “Crie conteúdos personalizados para as redes da sua Empresa” e comece já a colocar essa estratégia em prática. 

 

 

 

 

 

 

 

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