newsletter

Cadastre-se e receba as últimas dicas dos especialistas.






Home Office, e agora?

Trabalhar em casa nem sempre é um desejo, às vezes é uma necessidade. Principalmente com o impacto provocado pelo coronavírus (também conhecido como COVID-19) que restringiu a circulação de pessoas nos grandes centros urbanos do mundo todo, inclusive aqui no Brasil.  Mas, além do medo de doenças contagiosas, outros são os fatores que tornaram essa dinâmica de trabalho vital para continuarmos produzindo de qualquer lugar, como, por exemplo: o aumento da terceirização da força de trabalho, e a evolução da conexão on-line.

Como muitas pessoas estão conhecendo agora esse modelo de trabalho (forçados pela atual pandemia do COVID-19) precisamos falar sobre a popularização do Home Office. Como o nome diz, essa é uma forma de trabalho na qual o escritório é trazido para dentro de casa (em tradução livre). Porém, essa mudança de rotina e ambiente requer muita disciplina do empresário e dos seus colaboradores para não atrapalhar a qualidade da produção.
Lembrando que não são todos os setores que conseguem tocar suas demandas pela internet (como, por exemplo, profissionais da saúde), mas caso sua empresa se encaixe nesse formato, esse artigo existe para auxiliar você.
Pensando nisso, vamos dar cinco dicas para você criar um trabalho remoto tão, ou mais, produtivo do que estar dentro da Empresa.

1 – Estrutura

Primeiro de tudo é bom ter em mente que mesmo quando sua equipe estiver em casa ela precisará de uma estrutura básica empresarial para conseguir operar com eficiência. É necessário que o empreendedor forneça os meios de trabalho adequados como se fosse um ambiente presencial. Claro que ter acesso à internet é o primeiro passo para essa dinâmica dar certo, mas de nada adianta se o colaborador não tiver acesso à rede, ou seja, aos documentos essenciais para seu trabalho.

Sim, criar uma rede compartilhada para todos os seus funcionários pode ser um processo caro e demorado. Mas existem algumas saídas mais práticas que podem ajudar (e de graça), por exemplo: o Google Drive. Caso não seja possível fazer usar nenhuma destas soluções, peça que seus colaboradores enviem para si, os arquivos vitais para a realização do trabalho.

2- Local Adequado

O Home Office é em casa, mas para obter uma boa performance, você precisa ter um local adequado e destinado para o trabalho. Não adianta achar que trabalhar deitado na cama, ou no sofá, vai deixar você mais produtivo. Pensando nisso, você precisa escolher dentro da sua residência um lugar para chamar de seu “escritório”. O pior dos locais de trabalho é o seu quarto, a cama chamará você. O ideal é ter em local que se assemelhe ao seu ambiente profissional, mesmo que você não tenha espaço. Às vezes determinar uma mesa e uma cadeira já pode ajudar.

3- Com que roupa eu fico?

Quando você chega em casa e quer relaxar você tira a roupa da rua e coloca uma roupa mais confortável. Existem roupas que relaxam a gente, e a última coisa que você quer num ambiente de trabalho é relaxar, afinal, isso pode dar brechas para alguns erros cruciais. A lógica para escolher o seu guarda-roupa para essa ocasião é simples: imagine que a qualquer momento acontecerá uma reunião de videoconferência surpresa. Caso isso aconteça você não vai querer estar de pijama, por exemplo.

Se vestir pensando que encontrará alguém do trabalho para uma reunião pode ser o balizador para escolher sua roupa e um truque básico para aumentar sua produtividade.

4- Benefícios

Vale lembrar que o funcionário que não precisa se deslocar para chegar na empresa pode ter seu vale-transporte suspenso temporariamente. Porém, benefícios como alimentação, planos de saúde e os Seguros de Vida são essenciais para qualquer jornada de trabalho e precisam ser mantidos, mesmo que seja no Home Office.

O motivo é simples: mesmo que ele não precise de transporte para casa, ele precisa se alimentar. Mesmo que seu colaborador vá cozinhar e não precise utilizar o vale-refeição, ele precisa ter essa alternativa, porque mesmo de casa ele está trabalhando. Os planos e os Seguros seguem a mesma lógica, imprevistos acontecem em qualquer ambiente.

5- Distrações

Um dos pontos negativos de trabalhar em casa é que qualquer coisa rouba seu foco. Por isso, é vital se afastar de possíveis distrações. Se você mora com alguém evite trabalhar em espaços comunitários como a sala, porque se ligarem a TV, por exemplo, isso vai afetar no seu foco. Caso você tenha filhos converse com eles sobre a melhor maneira de conseguir conviver em harmonia, sem que eles chamem você o tempo todo. Estipule um horário para brincadeira e atenção e faça eles entenderem que quando você voltar para o seu local de trabalho você precisa de foco. Animalzinho de estimação? Tudo bem deixá-lo próximo a você, mas caso ele comece a pedir atenção demais imponha um limite, uma porta fechada, por exemplo.

Outra coisa comum é aproveitar o horário do almoço para tirar aquele cochilinho. Ele é recomendado, desde que o despertador esteja programado para te acordar na hora certa e que você se sinta disposto ao levantar.

Os cuidados com a casa também costumam ser um imã de atenção, evite começar seus afazeres domésticos na hora do seu trabalho. Claro, terminou de almoçar, lave a louça, mas se a louça estiver acumulada do jantar do dia anterior, por exemplo, separe mais tempo do seu almoço para essa missão. Lembre-se que qualquer cinco minutinhos fazem a diferença, principalmente quando alguém está procurando e esperando uma resposta urgente.

Desligue, se possível, todos os aparelhos eletrônicos ao seu redor (tirando os essenciais para realização das suas tarefas). Se você está acostumado a ouvir música com fone de ouvido no trabalho, sinta-se livre para usá-lo também em casa, colocar o som tocando pode ser uma distração.

Essas são algumas dicas para transformar o Home Office em uma realidade para você e seus colaboradores. Trabalhar remoto não precisa ser um bicho de sete cabeças. Compartilhe essa ideia com sua equipe.

 

 

 

Curtiu este artigo? Clique na cartinha ao lado e inscreva-se para receber nossas newsletters com conteúdos exclusivos

Solicite seu Seguro de Vida