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Gestão de equipes remotas: saiba como gerenciar seus funcionários em home office

Categoria: Gestão

O que parecia ser uma mudança distante se tornou um modelo de trabalho consolidado praticamente do dia para a noite. A necessidade transformou o home office em não só o único meio de trabalho possível para muitas Empresas como também uma forma de trazer vantagens competitivas, econômicas e de qualidade de Vida para os Colaboradores. 

Os benefícios do home office são muitos, você concorda? A flexibilidade de escalas e horários, a economia de tempo para o Colaborador e a Empresa, falta de necessidade de locomoção, a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar (dentro e fora da cidade onde sua sede está localizada), mais tempo para cuidar da casa e ficar com a família, e a otimização do trabalho são alguns desses benefícios. 

Mas para que esses benefícios sejam garantidos, são necessárias ações e medidas específicas por parte dos líderes e gestores, além da implantação de ferramentas e processos adequados para que a comunicação e a gestão das atividades não sejam prejudicadas, garantindo assim  a execução das tarefas. 

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para otimizar o gerenciamento de equipes remotas e Além disso, listamos alguns erros comuns a serem evitados. Se você é um gestor, ou gestora, as dicas abaixo serão úteis. 

 

  1. Estruture o seu gerenciamento de equipes para o on-line

Não adianta tentar levar o modelo offline para o on-line! O home office necessita de um bom planejamento, gerenciamento e processos adaptados para o digital. 

Uma gestão de equipe remota eficaz deve levar em consideração a autonomia de seus Colaboradores. O que isso quer dizer? Nada de ficar mandando mensagens de cinco em cinco minutos para ver se o funcionário está trabalhando, existem maneiras mais produtivas de fazer isso. 

Use ferramentas ou plataformas que estruturam e organizam todas as atividades, prazos, recursos, materiais e responsáveis com base nos objetivos e metas. Dessa forma, você consegue medir o desempenho das equipes pelos resultados em vez de tempo gasto. Para isso, é importante que os objetivos estejam claros para que o Colaborador possa alcançar. 

Assim, você evita a microgestão e dá espaço para que a equipe consiga trabalhar, focando no que realmente importa: as entregas e não a quantidade de horas trabalhadas.  

 

  1. Invista em uma comunicação clara e acessível para todos

Para que o home office funcione, todos os membros da Empresa precisam se comunicar de forma eficiente. Definir um lugar para centralizar todas as informações é imprescindível, assim nenhuma informação se perderá. 

Fuja dos chats e grandes fluxos de e-mails!  Invista na comunicação assíncrona e organizada por tópicos. É preciso que você estruture todo o seu fluxo de informação, como: ferramentas de documentação, colaboração, gerenciamento de projetos, armazenamento de arquivos, dentre outros.  

Dessa maneira, você evita o senso de imediatismo e interrupções, assuntos misturados e informações perdidas. No mercado existem ferramentas gratuitas e pagas que podem te ajudar nessa missão como o Trello e a Monday.com. 

É essencial que o time tenha clareza de qual tipo de comunicação será utilizado e como usar as ferramentas! Oferecer recursos novos sem preparar a equipe e adaptar o mindset da equipe pode prejudicar em vez de fortalecer a comunicação.  

 

 

  1. Preserve a constância e a rotina

Aposte em rotinas que colaborem para o andamento do trabalho remoto. Separe um tempo adequado para que diariamente ou semanalmente a equipe discuta sobre o fluxo de trabalho, como: o que foi feito; o que será feito e o que está impedindo a realização das tarefas de forma objetiva.  

Orientar os Colaboradores sobre como fazer uma boa gestão de tempo é uma forma de ajudá-los a melhorar a performance e, com isso, cumprirem todos os prazos estabelecidos. Uma dica importante é apresentar os resultados periodicamente como forma de mostrar para o Colaborador que o comprometimento dele faz diferença. Se tiver dúvidas sobre como dar esse feedback clique aqui.

 

Evite esses erros comuns: 

  • Transformar o trabalho remoto em uma nova versão do escritório; 
  • Não ser claro sobre as diretrizes; 
  • Instituir muitas reuniões; 
  • Depender de conversas em tempo real; 
  • Não estabelecer uma cultura com base na confiança; 
  • Microgerenciamento; 
  • Não alinhar expectativas e não esclarecer instruções; 
  • Não dar feedbacks; 
  • Usar os canais de comunicação errados. 

Com a análise adequada de tudo o que é necessário para implantar o home home office, os desafios para gestão de equipes remotas são minimizados e, com certeza, você e a sua equipe poderão se beneficiar de todos os benefícios desse modelo de trabalho. 

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