[contact-form-7 id="136" title="News Letter Form"]

Setembro Amarelo: Por que as Empresas devem investir em iniciativas de prevenção?

Categoria: Bem-estar
Favoritar

Setembro é o mês dedicado à prevenção ao suicídio. O objetivo desta campanha é conscientizar a população sobre o assunto, bem como mobilizar todos os setores da sociedade, como entidades, órgãos de saúde, Empresas, dentre outros, e promover iniciativas efetivas para evitar o seu acontecimento. Levando em conta a valorização da Vida e o cuidado com o outro, que passa por dificuldades, problemas e conflitos. 

Apesar de ainda ser um tabu, o suicídio continua sendo uma das principais causas de morte em todo mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). E essa situação ficou ainda mais alarmante com a pandemia, já que tivemos que adotar medidas de isolamento e distanciamento social. Além disso, a população teve que lidar com o medo e com as vulnerabilidades socioeconômicas que intensificaram os efeitos da pandemia na saúde mental das pessoas.  

Problemas com estresse, depressão, uso de substâncias, assédio e bullying geram grandes abalos para a saúde mental do indivíduo. Vale dizer que a identificação, a avaliação e o acompanhamento precoces de situações de risco, como essas, são necessários para evitar o suicídio. 

Pensando nisso, organizações como a Associação Brasileira de Psiquiatria, o Conselho Federal de Medicina e o Centro de Valorização da Vida disponibilizam materiais de apoio  em que é possível compreender melhor o tema e sua relação com a saúde mental, além  de promoverem o diálogo, a fim de mostrar para essas pessoas que elas não estão sozinhas, que são compreendidas e podem procurar ajuda 

 

Por que as Empresas devem abordar o tema no ambiente de trabalho? 

Precisamos entender que o suicídio está diretamente ligado à saúde mental. E a saúde mental dos brasileiros é uma questão alarmante, pois o Brasil é um dos campeões mundiais de casos de depressão.  

Grande parte dos profissionais brasileiros sofre de ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos que comprometem a qualidade das atividades e o relacionamento entre as equipes de trabalho. Transtornos mentais já são a 3ª causa de perícias médicas no INSS. E estima-se que os transtornos mentais venham a ser a primeira causa de afastamentos no INSS em um curto prazo. 

 

Por que isso acontece? 

Vivemos uma cultura de trabalho em que a alta competitividade e as cobranças diárias são regra. Isso somado a volumes de trabalho excessivos, exigências contraditórias, má gestão, comunicação deficiente, ambientes insalubres e insegurança laboral, dentre outras condições de trabalho que podem conduzir a riscos psicossociais e afetar a saúde mental. 

O contexto social no ambiente de trabalho também influencia as situações em que existem: falta de apoio da administração, relações difíceis, assédio, agressão ou violência e dificuldade de conciliar Vida pessoal e Vida profissional. 

Portanto, a Empresa deve se preocupar com a saúde mental dos seus Colaboradores e proporcionar um ambiente de trabalho equilibrado e saudável, oferecendo espaço para diálogo, a fim de que cada pessoa possa se posicionar da melhor maneira possível. 

 

Com ações preventivas a Empresa pode evitar problemas de saúde mental: 

 

Mantenha o canal de feedback ativo 

É importante ouvir o que os profissionais têm a dizer sobre o que precisa ser melhorado. Enviando questionários, valorizando a comunicação clara e honesta entre os Colaboradores e as lideranças. 

Para que isso aconteça, é importante que as lideranças estejam abertas e preparadas para receber os apontamentos de seus Colaboradores. 

 

Crie uma jornada de trabalho flexível 

Uma jornada de trabalho mais flexível promove a qualidade de Vida e evita estresses diários e suas consequências, como desmotivação, irritabilidade, fadiga e queda de produtividade. 

 

Realize periodicamente a readequação do volume de trabalho 

Os maiores motivos de desgastes mentais ocorrem pelo volume elevado de tarefas e responsabilidades. Nesse sentido, é importante adequar as atividades para que ninguém fique sobrecarregado. 

 

Promova iniciativa eficazes sobre saúde mental  

O assunto “saúde mental” deve sempre estar em evidência na Empresa. Assim, todos os envolvidos se sentirão Seguros e habilitados para identificar em si ou em seus colegas quando algo não estiver bem. 

 

Criar um protocolo para lidar com doenças mentais 

Quando a Empresa elabora um protocolo para esse tipo de ocorrência, ela consegue se preparar para lidar com as burocracias que envolvem afastamentos e saberá orientar o Colaborador de forma mais rápida e efetiva. 

 

 

Como identificar alguém que precisa de ajuda? 

O diálogo é sempre a melhor opção, mas nem sempre as pessoas estão preparadas para compartilhar seus sentimentos. Por isso, fique atento a alguns sinais, como: 

  • Quando alguém demonstrar falta de interesse sobre coisas que gostava anteriormente; 
  • Dificuldade de se relacionar; 
  • Irritabilidade, pessimismo e apatia; 
  • Alterações extremas de humor;
  • Histórico de doenças psiquiátricas. 

Vale destacar, que praticar a empatia é vital na hora dessa diálogo. É comum ouvirmos alguém reclamando sobre como se sente e ouvir como feedback: “fica bem”, “deixa isso pra lá”, entre outros. Escute verdadeiramente o que o outro te diz e tente se colocar no lugar dele ao responder. A depressão é uma doença e pode ser tratada, se achar conveniente ofereça ajuda para encontrar um profissional capaz de lidar com o problema do seu colega de trabalho. 

 

Precisa de ajuda? 

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Em caso de crise ligue para 188. 

Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui
Solicite seu Seguro de Vida