newsletter

Cadastre-se e receba as últimas dicas dos especialistas.






Como conter a ansiedade nesse momento?

Ultimamente o que mais se tem falado na internet é como o empresário deve assumir um papel de liderança nesse momento que estamos vivendo. São inúmeros artigos sobre como demonstrar segurança para a equipe, e dicas para melhorar a performance dos colaboradores. O que muitos não explicam é a raiz da questão: como um líder consegue conter sua ansiedade e manter a sanidade num momento inédito para toda a sociedade?

É interessante reparar que nesse momento o empreendedor é visto como um norte, mas pouco se fala dos seus sentimentos com o que está acontecendo. Em momentos de notícias devastadoras, até mesmo a mais confiante das pessoas pode ter dificuldades de manter seu otimismo.

Pensando nisso, criamos uma lista com seis dicas para você vencer a ansiedade do momento e manter o equilíbrio emocional.

Informações:

É necessário estar consciente dos acontecimentos no Brasil e no mundo. Porém, tudo em excesso faz mal. Portanto, reserve algum momento no seu dia para buscar essas informações e escolha de qual canal você quer recebê-las. Hoje em dia, as redes sociais estão inundadas de notícias, nem todas verdadeiras, sobre o tema. Evite se informar nesses lugares, use-os para seu momento de lazer. Quando for se informar determine o tempo que será usado para consumir essas informações.

Divirta-se:

É importante lembrar que a diversão é uma grande ajuda para manter a positividade nesse momento. É claro que muitas pessoas estão aproveitando esse tempo “disponível” para fazer cursos de atualização, ampliar suas redes de contato, etc, mas é bom ter em mente que tirar um tempo pra si é tão, ou mais válido, para sua saúde emocional. Em vez de focar 100% do tempo no seu negócio tenha um tempo livre pra não fazer nada “construtivo”: brinque com as pessoas da sua casa, veja uma série, leia aquele livro que você comprou há um tempo e nunca teve tempo de ler, crie um novo hobby, aprenda cozinhar novas receitas, veja canais no YouTube, jogue jogos de celular, medite. Não importa o que você vai fazer, só não se esqueça de se divertir.

Se preocupe menos, planeje mais:

Muitos empreendedores ficam paralisados diante de um risco para o seu negócio, mas agora é vital ser resiliente. A sua empresa sofrerá impactos (sejam eles positivos ou negativos) e o futuro é incerto. Troque o “choro sobre leite derramado” pelo desenvolvimento de planos estratégicos para sua retomada. Pense em planos A, B e C, já que o cenário ainda não está claro. Tenha em mente que o curto prazo ficou longo, porque é difícil saber o que pode acontecer em alguns meses.

Vizinho/Amigo estou aqui:

Tanto no ambiente corporativo quanto no pessoal o fortalecimento da sua comunidade local cria uma sensação boa de união. Por isso, procure saber como estão as empresas do seu entorno, e quando possível divulgue-as nas suas redes de contatos. Saber como outros empresários estão lidando com esse momento te faz enxergar que o problema não é pontualmente seu, o que te ajuda a deixar a situação menos estressante.

Além disso, lembre-se das pessoas ao seu redor, no seu prédio, ou casa. Veja se você não pode ajudar pontualmente algum vizinho necessitado, como, por exemplo, fazer compras para alguém com dificuldade de locomoção, ou, até mesmo, ensinando pessoas idosas como faz para usar os aplicativos de delivery. Pequenas ações positivas fortalecem a concepção de um coletivo unido, o que é bom pra você e pra todo mundo a sua volta.

Isso sem contar o contato com seus colaboradores e seus fornecedores. Atente-se à segurança de quem depende de você.

Old but gold (O velho vale ouro)

O momento é de olhar para frente, mas também para trás e para dentro. É comum a gente esquecer numa gaveta algo que um dia foi importante para a gente, mas a gente não lembrava mais. Aqui vale qualquer coisa: carta, presente, foto, vídeo. Reveja as lembranças de uma época boa, como uma foto da época do seu colégio. Já parou para pensar quantas pessoas você perdeu o contato por conta da falta de do cotidiano? Aproveite esse momento para se reconectar com seus amigos que ficaram no passado, converse sobre o que ficou, mas também sobre o presente e, se quiser, já deixa marcado aquele cafezinho no futuro.

Tempo, tempo, mano velho:

Não existe nada mais valioso que o tempo. Saber aproveitá-lo quando ele sobra é o segredo para felicidade. Fazer nada também é aproveitar o tempo. Durma bastante, deite no sofá, medite, respire, alongue-se, exercite-se. A vida é tão corrida que devemos aproveitar o pouco tempo que sobra para descansar. Pense que por mais que você trabalhe a mesma quantidade de horas por dia, você ganhou muitos minutos por não precisar fazer o deslocamento.

 

 

Curtiu este artigo? Clique na cartinha ao lado e inscreva-se para receber nossas newsletters com conteúdos exclusivos.

Solicite seu Seguro de Vida