A inteligência emocional é a capacidade de um indivíduo de reconhecer as emoções, compreender seus efeitos e usar essa informação para orientar o modo de se pensar e de se comportar frente a diferentes situações – o que pode auxiliar a tomar melhores decisões e atingir metas mais rapidamente e de forma mais efetiva.
Você sabe como desenvolver inteligência emocional aplicada ao seu dia a dia profissional?
Nós temos algumas dicas para te ajudar nesse caminho:
Reparar como você reage às ações e falas do outro pode ajudar a ser mais consciente nas tomadas de decisões. A máxima sempre é: pense antes de agir e procure entender os seus impulsos. Essa é uma ótima maneira de identificar possíveis gatilhos emocionais e saber como evitá-los, ou contorná-los;
Contar com diferentes perspectivas pode te auxiliar a ter uma visão mais precisa de si mesmo. Às vezes é necessário dividir para conseguir somar. Mas lembre-se: saber ouvir é tão, ou mais importante, do que falar.;
Estar atento às suas emoções e sentimentos é uma forma de inteligência emocional. Além disso, conseguir identificar possíveis alterações de comportamento dos outros pode te ajudar a já se preparar emocionalmente para trazer um tom mais apaziguador e agregador;
Ter empatia significa tentar ver uma situação através dos olhos e da vivência de outra pessoa. E, dessa forma, buscar novas formas de compreensão e conexão com o outro;
Receber críticas não é fácil, mas pode gerar raiva e descontrole ou transformação. E essa decisão só cabe a você. O seu trabalho e você são duas coisas distintas, receba todos os feedbacks de maneira construtiva. Isso vai te fazer trabalhar melhor e ampliar os seus horizontes;
Como em qualquer habilidade, é necessário que haja persistência para garantir resultados no seu processo para fortalecer sua inteligência emocional. Só a prática leva à perfeição.
A maneira como lidamos com as nossas emoções, atitudes e relacionamentos é capaz de dizer como agimos diante das situações profissionais e de crises, de qualquer natureza. E faz parte do trabalho emocional de um líder ajudar as pessoas a chegar a um estado emocional ideal, em que elas consigam trabalhar melhor, e mantê-las nesse estado. Uma tarefa difícil e em constante desenvolvimento, mas essa mudança começa com você.
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