[contact-form-7 id="136" title="News Letter Form"]

Outubro Rosa: Saiba como abordar este tema importante na sua Empresa.

Categoria: Bem-estar
Favoritar

O movimento Outubro Rosa é uma campanha que ocorre durante todo o mês de outubro, tendo por objetivo a conscientização e a prevenção contra o câncer de mama.  

Mas você sabe como surgiu a campanha e o tamanho da sua importância? 

A campanha do Outubro Rosa foi inicialmente organizada em 1997 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Ela distribuiu um laço rosa para os participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada por sobreviventes do câncer de mama, em Nova York. 

Esse movimento ganhou mais força quando outras cidades dos Estados Unidos começaram a criar iniciativas para estimular o diagnóstico e a prevenção da doença, tornando o mês de outubro como data oficial dessas ações.  

No Brasil, a campanha começou a ganhar força em 2010 por meio de ações promovidas pelo governo e pela sociedade civil. Como consequência, diversas entidades começaram a divulgar a campanha a fim de reforçar a importância do tema. 

Por que a campanha Outubro Rosa é tão importante? 

Segundo as últimas pesquisas divulgadas pelo Instituto Nacional de Câncer, (INCA), o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no País, com taxa de mortalidade de 14,23 por 100 mil habitantes. 

Um recente levantamento feito pelo Global Cancer Observatory, divulgado pelo portal de notícias da Globo  – G1, apontou que o câncer de mama foi responsável por 11,7% dos novos casos de câncer no mundo, com 2,26 milhões de casos registrados. 

E dentro desse cenário, a mamografia de rotina é o método mais eficaz para o diagnóstico do câncer de mama em estágio inicial, possibilitando a cura em mais de 90% dos casos, já que ela consegue diagnosticar a doença ainda na sua fase inicial, com a capacidade de identificar nódulos não palpáveis, inferiores a 1 centímetro. 

Ou seja, quanto maior for o número de mulheres conscientes sobre o câncer de mama, maior será o número de diagnósticos precoces e Vidas salvas. 

A importância de abordar o Outubro Rosa nas Empresas 

Além do recrutamento e do desenvolvimento dos Colaboradores, as Empresas também precisam estar atentas à saúde e ao bem-estar de sua equipe. Promover campanhas de conscientização de saúde faz parte dessa rotina.  

Apoiar as iniciativas de conscientização e prevenção não ajuda só a cuidar da saúde dos funcionários como mantém toda a organização da Empresa, já que tais iniciativas ajudam a reduzir os casos de absenteísmo.  

Além disso, elas ajudam a reforçar a cultura organizacional, mostrando a sua preocupação pela saúde e bem-estar dos Colaboradores. 

Promova o debate  

A melhor forma de conscientização é por meio da conversa. Dar espaço  à discussão e debate sobre o câncer de mama na sua Empresa é uma ótima forma de unir toda a equipe rumo ao mesmo objetivo. Chamar um especialista para uma palestra é uma forma de tornar concreto e perceptível o tema e ainda esclarecer possíveis dúvidas. 

Dedique um dia para que suas Colaboradoras possam fazer os exames de prevenção 

Dedicar um dia para que as suas Colaboradoras façam os exames de rotina é uma ótima forma de transformar as palavras em iniciativas reais. Muitos funcionários acabam deixando a saúde de lado por conta da rotina corrida e da falta de tempo. 

Promova doações de cabelo e adereços 

Promover campanhas de doações é uma forma de conscientizar por meio da empatia. Muitas entidades coletam cabelo para a confecção de perucas e adereços para cuidar da autoestima das mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama. 

Não deixe o Outubro Rosa nas empresas passar em branco! Esse é um movimento que nos faz direcionar a atenção para o câncer de mama, especialmente para a saúde das suas Colaboradoras.

Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui
Solicite seu Seguro de Vida