[contact-form-7 id="136" title="News Letter Form"]

Novembro Azul nas empresas: entenda por que é importante promover a conscientização.

Categorias: Bem-estar, Gestão
Favoritar

Você sabia que, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o tipo de câncer com mais incidência entre os homens no Brasil e o segundo com maior taxa de mortalidade? 

Só em 2021, foram registrados 16.055 casos com um ligeiro aumento na mortalidade em relação aos dois anos anteriores. 

Apesar desse leve aumento nas taxas de mortalidade, o câncer de próstata, quando diagnosticado em estado inicial, tem 90% de chances de cura. 

Só que o preconceito e a falta de informação são as principais barreiras para avaliar a doença. É comum os homens acharem normal as mulheres irem ao ginecologista periodicamente, porém acreditam que eles não precisam cuidar da sua própria saúde da mesma forma. 

Diante desse cenário, a campanha Novembro Azul nas empresas tem papel fundamental.   

 

Por que aderir à campanha Novembro Azul nas empresas? 

No Brasil, a população passa mais tempo no trabalho do que em casa, principal motivo para usar o ambiente de trabalho como meio de promoção à saúde. Mas não apenas isso.  

Quando a ação é realizada na empresa, ela se torna mais próxima de seu público. Pode ser que ele passe reto pelo cartaz que está na rua, mas certamente vai prestar atenção aos informativos espalhados pela organização ou em uma palestra.  

Ou seja, pode ser que o ambiente de trabalho seja a única fonte de abordagem direta do assunto para muitos homens. Com mais conhecimento, eles cuidarão melhor da saúde e saberão como se prevenir, orientar parentes e amigos e, até mesmo, lidar com a situação. 

E abraçar a campanha também traz outros benefícios significativos para a empresa, como: 

 

  • Mostra que a sua empresa se preocupa com seus Colaboradores, fazendo com que eles se sintam mais valorizados e reconhecidos; 
  • Criar uma cultura de organização pautada na valorização e no bem-estar das pessoas; 
  • Colaborar com a campanha nacional, ajudando a disseminar a conscientização. 

 

Como trabalhar a campanha do Novembro Azul na Empresa? 

Iniciativas que promovam o bem-estar dos Colaboradores são fundamentais para manter o clima organizacional equilibrado.  

E, no caso do Novembro Azul, abordar a campanha é muito mais do que colorir as paredes na cor azul, ou mudar a cor do seu logo nas redes sociais. É preciso, de fato, promover iniciativas que superem preconceitos para fazer os exames necessários. 

E existem várias ideias possíveis e fáceis de serem organizadas. Separamos as melhores ações de endomarketing e comunicação para engajar a sua equipe: 

 

  1. Conscientizar a sua equipe a respeito dos sintomas por meio de informativos

Uma maneira de promover a conscientização sem deixar a sua equipe inibida é informar os seus Colaboradores a respeito dos sintomas que podem indicar alguma anomalia, deixando claro que o câncer de próstata tem evolução silenciosa em sua fase inicial. 

Em fase mais avançada, quando há um crescimento do tumor, costuma-se aparecer sintomas como: 

  • micção frequente;
  • fluxo urinário fraco ou interrompido;
  • vontade de urinar frequentemente à noite;
  • sangue na urina;
  • disfunção erétil;
  • dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos;
  • fraqueza ou dormência nas pernas ou pés. 

 

  1. Promover rodas de discussão 

Para esse tipo de ação, é preciso um entendimento mais profundo sobre o perfil de cada Colaborador. Uma boa ideia é usá-la quando o seu time estiver mais à vontade em relação ao tema. 

Trazer histórias reais para dentro da empresa pode ser uma maneira de mostrar a importância da prevenção. Para isso, é preciso ter cuidados para que se evite a exposição de quem não está preparado para contribuir. 

 

  1. Palestras com profissionais da saúde 

Se o orçamento da sua empresa permitir, você pode ir além e promover palestras com profissionais da saúde. Assim, os Colaboradores poderão receber a orientação devida, tirar dúvidas e ser orientados a realizar os exames preventivos. 

Uma boa dica é adequar o perfil do especialista ao dos seus Colaboradores. Por exemplo, caso eles sejam mais jovens, opte por alguém com uma comunicação mais informal. 

 

  1. Promova uma campanha de trabalho voluntário

Uma boa maneira de engajar pessoas é por meio de iniciativas que beneficiem o próximo. Promova campanhas solidárias e incentivos ao trabalho voluntário em organizações que atuam no apoio ao tratamento e prevenção do câncer de próstata. 

 

  1. Ofereça um dia dedicado a exames 

Quer realmente incentivar os seus Colaboradores a manter a saúde em dia? Que tal liberar aqueles que estão com os exames atrasados para um dia dedicado à saúde. 

Se a sua empresa oferece um plano de saúde que cobre totalmente ou parcialmente esses exames, isso pode ser levantado durante a campanha também. 

 

  1. Use as redes sociais da Empresa para divulgar a campanha 

Se você precisa de uma ação de baixo custo e fácil realização, essa pode ser uma ótima estratégia. Dessa forma, além de você apoiar internamente a iniciativa, vai ajudar a promover a conscientização entre outros usuários das redes. 

Não se esqueça de planejar os seus conteúdos para que eles façam sentido e monte um cronograma que contemple o período em que você deseja trabalhar.  

Viu como é fácil aderir à campanha Novembro Azul nas empresas? Essa época é uma excelente oportunidade para reforçar o cuidado com a saúde masculina e a importância da prevenção quanto aos riscos do câncer de próstata.  

Seja qual for a ação adotada, o importante é o incentivo de seus Colaboradores, afinal, o engajamento contribui diretamente para o clima organizacional da sua Empresa. 

Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui
Solicite seu Seguro de Vida