[contact-form-7 id="136" title="News Letter Form"]

Saiba como criar uma boa campanha de endomarketing incentivando a doação de sangue

Categoria: Bem-estar
Favoritar

A preocupação com o bem-estar social deve ser um dos focos principais das Empresas hoje em dia. Por isso, é cada vez mais importante que os negócios se posicionem de forma clara quanto a questões de responsabilidade social.  

O comprometimento com causas importantes traz benefícios não só para a sociedade, mas também para os negócios: Empresas que demonstram preocupação com causas sociais são melhor percebidas pelos seus Clientes, Colaboradores e parceiros. 

Essa percepção atrai a atenção de investidores ou futuros investidores que desejam investir não só em negócios sólidos, mas que também ofereçam uma contrapartida social. Isso sem falar nos possíveis Clientes que simpatizam com a causa. 

A responsabilidade social também é um fator que motiva os funcionários a se envolverem mais com a Empresa e terem orgulho de fazer parte dela, retendo e atraindo talentos. E campanhas são uma ótima oportunidade de contribuir com causas sociais e ainda engajar seus Colaboradores a fazer a diferença.  

Por exemplo, você sabia que, segundo o portal da Fiocruz, apenas 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue no país, o que corresponde a 1,6% da população brasileira?  Essa quantidade ainda sofre uma queda alarmante durante os feriados e as férias, períodos em que os hemocentros operam com menos que o mínimo necessário. 

Pensando nisso, aproveitamos o Dia Nacional do Doador de Sangue para trazer algumas ideias de ações de endomarketing para incentivar a doação de sangue na sua Empresa. Confira: 

 

  1. Ofereça palestras e treinamentos 

Compartilhar informação é a melhor forma de conscientizar e engajar. Convide profissionais capacitados ou Especialistas sobre o tema. Se você possuir Colaboradores que fazem trabalho remoto, lembre-se que é possível realizar esse bate-papo de maneira virtual. Se conectar para fazer essa troca é o que importa. 

 

  1. Deixe claro aos seus Colaboradores que eles têmdireito à folga

De acordo com a lei, o Colaborador pode deixar de comparecer ao trabalho, por um dia, a cada 12 meses, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada. Apesar de ser um direito, muitas pessoas têm receio de pedir folga para doar sangue, por isso é importante reforçar essa informação para a sua equipe. Você pode até presentear o Colaborador com uma folga extra.  

 

  1. Crie um cadastro para doadores voluntários

Você pode criar uma lista com alguns dados do Colaborador, como nome, idade, tipo sanguíneo. Dessa forma, quando houver necessidade de um funcionário ou familiar receber doação de sangue, a Empresa poderá ajudar. 

 

  1. Produza materiais informativos

Muita gente ainda tem dúvidas sobre como doar ou o que precisa para se tornar um doador. Uma boa ideia é distribuir informações sobre a doação de sangue com o objetivo de esclarecer e acabar com alguns mitos que podem estar impedindo as pessoas de doarem sangue. 

 

  1. Dê visibilidade para quem engajar nessa campanha

Saber valorizar quem entra de corpo e alma na campanha é uma ótima forma de mostrar para quem ainda não participou como seu negócio preza pela causa. Você pode, por exemplo, estimular que quem fizer a doação vá utilizando as cores da Empresa e publique um story marcando o perfil oficial da sua organização. Recompartilhar essa atitude, pode parecer pouco, mas é um aval público para atitude do seu Colaborador. 

 

Assim como outras datas e campanhas sazonais, as campanhas de doação de sangue são temas importantes para se trabalhar na sua Empresa. Listamos apenas algumas ideias, mas as possibilidades são muitas. O mais importante é ter real comprometimento com a causa, organizando iniciativas que realmente façam a diferença.

Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui
Solicite seu Seguro de Vida