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Saiba como superar os 3 principais desafios do Corretor de Seguros

Categoria: PME's
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Toda carreira possui suas adversidades e, para ser um bom profissional, é preciso estar preparado para superá-las. Entender os desafios da profissão de Corretor de Seguros será fundamental para se manter em um mercado com Clientes cada vez mais exigentes.

Para garantir um atendimento melhor e mais eficiente, é preciso investir em estratégias, ferramentas de produtividade, manter-se atualizado, buscar entender mais do setor e da concorrência, o seu perfil ideal de Cliente, se vai vender mais de uma modalidade um tipo de produto e muito mais.

Neste post, focamos em trazer as três atribuições imprescindíveis para você, Corretor, conseguir superar alguns desafios da profissão.

1. Invista em tecnologia e capacitação

A tecnologia precisa ser vista sempre como aliada. Com a popularização das redes sociais e da digitalização, surgiu a ideia de que o trabalho do Corretor se tornaria desnecessário. A CAPEMISA nunca acreditou nessa forma de fazer negócios e segue tendo no Corretor seu principal parceiro. É o nosso maior elo com os Clientes. No entanto, a quantidade de informação existente no digital acaba confundindo as pessoas interessadas. Além disso, um estudo do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES) mostra que o Corretor é responsável por 85% das vendas do setor.

Utilize aplicativos para melhorar a sua gestão de tempo e tarefas como Trello, HootSuite, Agendor, entre outros. Assim, você poderá organizar melhor seus dias e ver onde está gastando energia para focar no que é mais importante: conseguir novos Clientes.

Esteja atento às novas possibilidades de pagamento que surgem, como o PIX, lançado em 2020, e se elas podem ajudar você não só a faturar, mas também a atender melhor ao seu Cliente com maior agilidade e praticidade.

2. Aprenda a enxergar oportunidades

Esteja atento às demandas e críticas dos Clientes e até às situações que não saem como esperado para usar as adversidades como um motor para criar oportunidades. Pois, os desafios do Corretor de Seguros mudam dependendo do que escolhe vender. Se o Cliente não enxerga valor no seu trabalho, aprenda como mudar a visão dele sobre seu serviço. Neste artigo, falamos sobre as principais objeções de Clientes e como superá-las.

Além disso, é importante conhecer o perfil do seu público. Como dissemos anteriormente, não tenha medo do digital, aproveite-o para coletar informações e transforme-o em seu braço direito. Busque mais sobre comportamentos de determinadas empresas e nichos de Clientes e vá para a entrevista com perguntas mais assertivas.

Outro desafio do Corretor de Seguros é saber personalizar o seu atendimento. Se você oferece mais uma modalidade de Seguro, aproveite para entender se algum deles pode ser útil para o Cliente. Quando atender a uma família, por exemplo, busque saber se todos possuem Seguro e ofereça soluções que atendam a todos. Se seu Cliente for uma empresa, veja se eles fazem festas de final de ano, pode ser uma oportunidade de sugerir o Vida Eventos e aumentar sua margem, por exemplo.

3. Estude o produto, mercado e vendas

Existem diversos tipos de Seguros disponíveis para comercializar, como os de Vida, individuais ou coletivos, Acidentes Pessoais, Eventos, Viagem, saúde, veículos, residencial, patrimonial e muitos outros. Se você escolher vender mais de um, entenda que é responsabilidade sua conhecer qual a melhor opção para o seu Cliente e oferecer novidades. Mas, para isso, é necessário entender muito bem sobre o produto que você está ofertando.

O mercado de Seguros é altamente dinâmico. Por essa razão, esteja em dia com as notícias, mudanças, novidades e possibilidades. Faça isso acompanhando blogs como o da CAPEMISA, e outros. Não descarte fazer cursos presenciais, à distância, dentre outros.

Saber vender é um diferencial que pode ser melhorado com a prática, mas não dispensa estudos. Conceitos como funil de vendas, up selling e cross selling serão importantes para você. Aprenda a trabalhar com segmentos, nichos e encontrar as personas para vender para Clientes ideais. Tudo isso otimiza o tempo do Corretor para encontrar pessoas mais qualificadas a fechar negócio.

A verdade é que existem mais desafios da profissão de Corretor de Seguros, mas a nossa dica é que você escolha um foco a ser melhorado e depois vá passando para outros. Às vezes, ao aperfeiçoar um ponto, você consegue eliminar outras dificuldades.

Juntando todas essas estratégias, você conseguirá fazer uma boa rede de relacionamento com seus Clientes, conseguindo mais contatos e, assim, se posicionar cada vez melhor no mercado.

Nenhuma profissão é fácil, por isso, identifique aos poucos suas metas e seus objetivos e trace o plano de ação para alcançá-los!

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