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Descubra 5 dicas infalíveis para melhorar o atendimento ao cliente

Categoria: Marketing
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Quem trabalha com vendas sabe que um dos fatores mais importantes para o sucesso e crescimento de um negócio é desenvolver um bom relacionamento com os seus Clientes. 

E esse fator tem sido determinante, principalmente agora, com a frágil situação econômica do país, que faz com que os consumidores reduzam as suas compras e fiquem ainda mais seletivos na hora de adquirir um produto ou serviço.  

Mas a demanda pelo atendimento humanizado vem crescendo independentemente da situação econômica. A revista Return on Behavior relata que 78% dos consumidores interrompem uma transação por considerar o serviço inadequado. 

Ou seja, quanto mais atenção e personalização o seu negócio oferecer ao seus Clientes, mais valorizados e queridos eles se sentirão. E investir em um atendimento próximo faz com que você encante potenciais Clientes, retenha Clientes antigos e aumente a impressão positiva que o público tem da sua marca. 

Pensando nisso, reunimos 5 dicas infalíveis para você melhorar a sua comunicação com os Clientes e aumentar as suas vendas: 

 

  • Antes de tudo, reveja a sua comunicação 

Antes de começar uma nova estratégia de abordagem, é preciso entender como você já se comunica com os seus Clientes. Só assim você vai conseguir identificar os pontos altos e os pontos a melhorar na sua comunicação. Por exemplo:  

  1. A sua linguagem está de acordo com o seu público, ou seja, eles conseguem entender as informações que você está passando? 
  2. Você possui o domínio dos produtos e serviços que está oferecendo e transmite Segurança a respeito do assunto? Você é transparente quando é solicitado, esclarecendo dúvidas sobre preços, cotações, coberturas, dentre outras informações? 
  3. Você possui uma boa gestão do seu atendimento?
  4. Você consegue compreender bem as necessidades dos seus Clientes antes de oferecer alguma solução? 

 

  • Tenha empatia e se coloque no lugar do seu Cliente 

Parece até clichê, mas muitas pessoas ainda esquecem desse ponto e não ficam tão atentas quanto a se colocar no lugar de quem está sendo atendido. 

Antes de oferecer um serviço ou produto, você deve entender a fundo quais são as suas necessidades e dificuldades para oferecer a solução que mais se adequa à sua realidade. 

Muitas vezes, uma venda maior pode até ser aceita pelo seu Cliente, mesmo que ele não use tudo o que foi oferecido, porém os riscos de ele se sentir passado para trás após a venda são altos. 

 

  • Mantenha os dados dos seus Clientes organizados 

Para personalizar o seu atendimento, é preciso se munir de ferramentas que otimizem seu fluxo e organização de dados. Investir em um sistema de gestão empresarial para armazenamento de dados dos seus Clientes, como um CRM (Customer Relationship Management), é uma ótima estratégia! 

Por meio dele, você tem acesso a um banco de dados totalmente on-line para armazenar os dados pessoais de cada consumidor, pagamentos realizados, histórico de compras e outras informações imprescindíveis para agilizar o seu processo de vendas. 

 

  • Esteja disponível e presente onde o Cliente está 

Ninguém gosta de esperar muito por uma resposta, não é mesmo? O seu Cliente também não, e isso deve ser levado em consideração. 

Com a transformação digital, o modelo de atendimento foge completamente da forma como era feito no passado, em que as Empresas determinavam quais canais e horários o consumidor poderia entrar em contato.  

Não estamos falando que você deve ficar totalmente disponível 24h por dia, mas é preciso entender quais são os horários com mais fluxo e investir em tecnologias de atendimento para que o seu tempo de resposta seja ágil. 

 

  • Não prometa além do que você pode cumprir 

Uma das piores sensações é a de ser enganado. Por isso, jamais prometa algo que você não pode cumprir. Muito pelo contrário, sempre busque uma forma de surpreender o seu Cliente.  

Surpresa positivas são ótimas para garantir que o Cliente se sinta contemplado, por exemplo:  

  1. Quando você promete o retorno de um prazo e consegue reduzi-lo; 
  2. Quando você consegue descontos e bônus após o fechamento do contrato; 
  3. Quando você consegue solucionar um problema do Cliente que esteja além do seu serviço oferecido (com a ajuda de algum parceiro, por exemplo). 

 

Com tudo isso em mente, você ainda pode contar com a Central do Corretor Capemisa, uma plataforma na qual você tem ao seu alcance tudo o que precisa para vender mais e melhor as suas soluções em Seguros, de maneira simples, ágil e digital. 

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