Em nossos últimos artigos, abordamos estratégias de aumento de vendas, a importância da fidelização de Cliente e dicas de como melhorar o seu atendimento.
O que todos esses temas têm em comum: é a pesquisa de satisfação.
Isso porque a pesquisa de satisfação é uma das melhores maneiras de entender quais são as fraquezas e as forças do seu negócio. E pensando em te ajudar a reforçar as suas estratégias de marketing, filtramos os melhores métodos para avaliar a satisfação do Cliente.
Por que eu devo focar na satisfação do Cliente?
Priorizar a satisfação do Cliente é fundamental para construir um relacionamento duradouro e, por consequência, obter novas oportunidades. Essa máxima vale para qualquer ramo de atuação que o seu negócio esteja inserido.
Tudo isso se dá porque os consumidores estão cada vez mais exigentes. E para manter uma boa comunicação com o seu público, é necessário que as Empresas tenham um padrão de qualidade no seu atendimento.
No caso do ramo de Seguros, com um Segurado satisfeito, a fidelização fica quase garantida. Além disso, um Cliente feliz e satisfeito compartilha as boas experiências com amigos, familiares e colegas de trabalho.
E quando a Empresa solicita que o Cliente avalie seu serviço, ela cria uma ponte para que ele desabafe sobre suas insatisfações diretamente com a Empresa e não com terceiros. Dessa forma, é possível entender as lacunas os gaps, propor soluções de melhoria e ainda prevenir novas insatisfações.
Como avaliar a satisfação do Segurado?
Elabore um questionário on-line
Pesquisas on-line são objetivas e otimizam o tempo de ambos lados. Lembre-se de escolher bem as perguntas, para que elas sejam claras e de acordo com o seu objetivo. O ideal é utilizar, em média, 5 perguntas com uma escala de nota, separadas por temas. A pesquisa sempre pode ser finalizada com uma pergunta de campo aberto, permitindo que o Cliente se expresse sobre algo que não foi perguntado no questionário. Depois faça uma análise dessas respostas para entender o que pode ser lapidado.
Estimule a participação dos seus Clientes
Uma forma de incentivar a participação dos seus Clientes é oferecer uma bonificação. Descontos em determinadas parcelas, brindes, sorteios e serviços por meio de parcerias são ótimas formas de bonificar os Clientes que responderem o seu questionário.
Estude contratar uma consultoria especializada
Empresas especializadas em avaliar a satisfação do Cliente utilizam métodos que otimizam todo o processo. Além disso, elas podem fornecer relatórios detalhados, consultorias com sugestões de melhoria e um plano de ação sobre o que precisa ser feito em relação ao resultado.
Use o Net Promoter Score
O NPS (Net Promoter Score) é uma métrica que mensura resultados com base em duas perguntas-chave. A primeira tem como objetivo identificar a satisfação do Cliente com base na recomendação, já a segunda permite que o Cliente justifique a nota pontuada.
Use o CRM ao seu favor
O CRM (Customer Relationship Management, ou “ferramenta de gerencimento de dados dos Clientes”, em tradução livre) ajuda a agilizar todos os processos tornando o atendimento ainda mais personalizado. Ele permite que cada Cliente sempre esteja atualizado sobre seus serviços, por exemplo. E principalmente: autoriza acompanhar a satisfação do Cliente por meio de métricas e indicadores de desempenho.
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