[contact-form-7 id="136" title="News Letter Form"]

Fidelização de Clientes: Entenda o conceito e a sua importância para o Corretor de Seguros

Categoria: Marketing
Favoritar

O principal objetivo de quem tem um negócio é a constante busca por novos Clientes. Mas  lembre-se que fidelizá-los, após a compra ou o fechamento do contrato, é tão importante quanto conquistar novos. 

Deseja entender como isso impacta o seu negócio e como fidelizar os seus Clientes? Continue lendo este artigo! 

A fidelização de Clientes é fundamental para qualquer tipo de negócio que deseja se tornar referência em sua área e continuar por muito tempo no mercado. 

O seu objetivo é reter os Clientes já conquistados com base na confiança, criada por meio de um atendimento diferenciado e produtos e/ou serviços de excelência. 

Sem contar que fidelizar um Cliente atual é muito mais econômico do que conquistar um novo, certo?! 

Sem essa estratégia, as novas vendas são insuficientes para manter o seu negócio funcionando e aumentar os lucros ou, até mesmo, expandir a sua operação. 

No caso do setor de Seguros, os Clientes que renovam são o pilar do Corretor de Seguros, representando uma renda fixa, uma oportunidade de adquirir novos Clientes por meio da indicações e podem até se tornar “defensores” do seu serviço 

Atente-se, pois Clientes insatisfeitos têm um potencial enorme de marchar contra a sua reputação, falando mal de você para a rede de conhecidos deles e ainda compartilhando reclamações em redes sociais. E quando isso acontece, os seus esforços para contornar a situação são muito maiores do que para manter um bom relacionamento. Portanto, fidelize! 

 

Como fidelizar um Cliente no setor de Seguros? 

Antes de tudo, você precisa saber que a estratégia de fidelização começa antes mesmo de uma venda. 

Por isso, é necessário estruturar todo o seu processo de venda, identificando os pontos fortes e os pontos a melhorar, tais como:  

  • Qual é a imagem que você quer passar para o seu Cliente? 
  • Como você costuma tratá-los? 
  • Como funciona o seu fluxo de cotação? 
  • Você consegue entender bem e identificar as reais necessidades do seu Cliente? 

Pensar em questões como essa é essencial para você definir o seu tipo de abordagem. 

 

  1. Dedique tempo e atenção para escutar as reais necessidades do seu Cliente

O que queremos dizer é que, para fidelizar seus Clientes, o seu foco não deve ser o produto, mas sim a solução das necessidades do seu público-alvo. 

Um dos principais erros cometidos é justamente oferecer soluções antes de conhecer a real dor de quem está à sua frente.  

Outro ponto importante é oferecer de cara a solução mais barata, mesmo que ela não seja a ideal. Lembre-se que o seu Cliente precisa de propostas personalizadas antes de qualquer coisa. 

 

  1. Dê continuidade ao relacionamento após a venda

Se você estruturou a sua abordagem, melhorou e personalizou o seu atendimento e fechou uma nova venda, entenda que o trabalho continua! 

Muitos Corretores, após fechar uma venda, só entram em contato novamente com o Cliente no momento de renovar o Seguro. Fuja disso!  

É preciso manter-se próximo, lembrando sobre datas importantes, enviando ofertas personalizadas ou dicas de como aproveitar melhor o Seguro que ele contratou.  

Isso não quer dizer que você deva introduzir outros serviços de maneira forçada. O objetivo principal de manter contato com eles é ouvir seus feedbacks, entender o grau de satisfação e, principalmente, fazer com que eles se sintam Seguros. 

 

  1. Deseja saber se o seu Cliente ficou satisfeito? Então, invista em feedback.

Obter feedback, seja com um contato direto (de maneira sutil, sem ser inconveniente) ou por meio de pesquisas de satisfação, é uma boa estratégia para descobrir falhas e acertos. 

 

  1. Esteja com o Cliente ou beneficiários no momento do sinistro

O Segurado teve um sinistro. E agora? Agora é a chance de mostrar que ele ou a família dele pode contar com você. Se você quiser fidelizá-lo nesse momento, seu papel será: 

Atender o mais rápido possível; 

  • Explicar de forma clara todo o processo de como o sinistro será resolvido; 
  • Orientar para que ele não encontre nenhuma dificuldade durante o processo; 
  • Assegurar que ele está sendo coberto; 
  • Auxiliar para que ele tome as melhores decisões. 

Após a resolução do sinistro, você pode conversar com o seu Cliente para entender como foi o seu atendimento, mas se você seguiu as dicas acima, pode ter certeza que a avaliação será positiva. 

Aplique essas dicas a partir de agora e fidelize quem vai te ajudar a alavancar o seu negócio: o seu Cliente! 

Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui
Solicite seu Seguro de Vida