O principal objetivo de quem tem um negócio é a constante busca por novos Clientes. Mas lembre-se que fidelizá-los, após a compra ou o fechamento do contrato, é tão importante quanto conquistar novos.
Deseja entender como isso impacta o seu negócio e como fidelizar os seus Clientes? Continue lendo este artigo!
A fidelização de Clientes é fundamental para qualquer tipo de negócio que deseja se tornar referência em sua área e continuar por muito tempo no mercado.
O seu objetivo é reter os Clientes já conquistados com base na confiança, criada por meio de um atendimento diferenciado e produtos e/ou serviços de excelência.
Sem contar que fidelizar um Cliente atual é muito mais econômico do que conquistar um novo, certo?!
Sem essa estratégia, as novas vendas são insuficientes para manter o seu negócio funcionando e aumentar os lucros ou, até mesmo, expandir a sua operação.
No caso do setor de Seguros, os Clientes que renovam são o pilar do Corretor de Seguros, representando uma renda fixa, uma oportunidade de adquirir novos Clientes por meio da indicações e podem até se tornar “defensores” do seu serviço.
Atente-se, pois Clientes insatisfeitos têm um potencial enorme de marchar contra a sua reputação, falando mal de você para a rede de conhecidos deles e ainda compartilhando reclamações em redes sociais. E quando isso acontece, os seus esforços para contornar a situação são muito maiores do que para manter um bom relacionamento. Portanto, fidelize!
Como fidelizar um Cliente no setor de Seguros?
Antes de tudo, você precisa saber que a estratégia de fidelização começa antes mesmo de uma venda.
Por isso, é necessário estruturar todo o seu processo de venda, identificando os pontos fortes e os pontos a melhorar, tais como:
Pensar em questões como essa é essencial para você definir o seu tipo de abordagem.
O que queremos dizer é que, para fidelizar seus Clientes, o seu foco não deve ser o produto, mas sim a solução das necessidades do seu público-alvo.
Um dos principais erros cometidos é justamente oferecer soluções antes de conhecer a real dor de quem está à sua frente.
Outro ponto importante é oferecer de cara a solução mais barata, mesmo que ela não seja a ideal. Lembre-se que o seu Cliente precisa de propostas personalizadas antes de qualquer coisa.
Se você estruturou a sua abordagem, melhorou e personalizou o seu atendimento e fechou uma nova venda, entenda que o trabalho continua!
Muitos Corretores, após fechar uma venda, só entram em contato novamente com o Cliente no momento de renovar o Seguro. Fuja disso!
É preciso manter-se próximo, lembrando sobre datas importantes, enviando ofertas personalizadas ou dicas de como aproveitar melhor o Seguro que ele contratou.
Isso não quer dizer que você deva introduzir outros serviços de maneira forçada. O objetivo principal de manter contato com eles é ouvir seus feedbacks, entender o grau de satisfação e, principalmente, fazer com que eles se sintam Seguros.
Obter feedback, seja com um contato direto (de maneira sutil, sem ser inconveniente) ou por meio de pesquisas de satisfação, é uma boa estratégia para descobrir falhas e acertos.
O Segurado teve um sinistro. E agora? Agora é a chance de mostrar que ele ou a família dele pode contar com você. Se você quiser fidelizá-lo nesse momento, seu papel será:
Atender o mais rápido possível;
Após a resolução do sinistro, você pode conversar com o seu Cliente para entender como foi o seu atendimento, mas se você seguiu as dicas acima, pode ter certeza que a avaliação será positiva.
Aplique essas dicas a partir de agora e fidelize quem vai te ajudar a alavancar o seu negócio: o seu Cliente!
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