O Dia Internacional da Mulher é uma data que marca a luta feminina pela equidade de direitos. Mais que uma data para homenagens, este é o momento de lembrarmos que, apesar de muitas conquistas, o caminho até a igualdade de gênero ainda é longo.
Em relação ao mercado de trabalho, por exemplo, as mulheres continuam ocupando menos espaços e ganhando menos que os homens. Segundo o CAGED– Cadastro Geral de Empregados e Desempregados -, em 2021, as mulheres perderam posições de trabalho enquanto homens tiveram mais oportunidades e acesso a novas vagas.
Em 2022, foram criadas 230.294 novas vagas de trabalho com carteira assinada para os homens. Já entre as mulheres, o saldo entre admissões e desligamentos ficou negativo em 87.604 postos, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Economia.
Dentre os cargos de liderança, essa discrepância fica ainda mais evidente. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só 37,4% dos cargos gerenciais nas empresas são ocupados por mulheres.
Como mudar esse cenário?
O maior obstáculo ainda é a cultura do machismo. Por isso, é válido promover iniciativas que eduquem e reforcem a importância da presença feminina em todos os espaços, sendo tal ato fundamental para acabar com as barreiras impostas, reforçando, dessa maneira, a capacidade das mulheres.
E as Empresas têm papel crucial nesse movimento, já que é muito importante que as instituições busquem um ambiente de trabalho com maior equidade, desde os processos de recrutamento e seleção, enriquecendo o seu capital humano.
Promover um ambiente diverso tem muitos benefícios, como a manutenção de um clima organizacional saudável, o conhecimento sobre diferentes pontos de vista e o enriquecimento cultural e criativo. É neessário também que as Empresas apresentem vagas equivalentes para homens de mulheres, com a mesma oportunidade de trabalho e o mesmo salário.
Nós da CAPEMISA levamos essa missão a sério e temos orgulho em ter o nosso quadro de Colaboradores composto de mais da metade dos cargos assumidos por mulheres. Muitas delas em papéis de liderança, inclusive em nosso Conselho de Administração.
Trabalhamos todos os dias a cultura de um por todos e todos por um, ou uma. E você pode fazer parte desse movimento com pequenos gestos no seu dia a dia. Entre para essa luta coletiva você também! 🧡
Aproveite para assistir ao nosso vídeo especial para o Dia Internacional da Mulher: Clique aqui e assista agora!