[contact-form-7 id="136" title="News Letter Form"]

Lideranças femininas: precisamos fazer mais

Categoria: Gestão
Favoritar

Um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Organização das Nações Unidas (ONU) é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas para a agenda 2030. Pensar em aumentar as oportunidades de lideranças femininas no mercado de trabalho precisa estar entre os objetivos de toda Empresa comprometida com a sociedade.

O Dia Internacional das Mulheres teve origem em movimentos operários e se tornou um evento anual reconhecido pela ONU. Até hoje, a data tem como objetivo dar luz à realidade enfrentada pelas mulheres na sociedade, na política e na economia.

Lideranças femininas continuam passando por desafios

Em pesquisa, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que, desde 2012, a taxa de desemprego das mulheres é superior à dos homens. Durante a pandemia, as mulheres também sentiram mais, chegando a 47,3% contra homens 67,8% no 2º tri de 2020. Mas, enquanto a participação masculina voltou a crescer, atingindo 72,6% no segundo trimestre de 2022, a feminina marcou 53,2% no mesmo período.

Segundo dados da Robert Half, em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), os homens ocupam 66% dos cargos de liderança de equipe, enquanto as mulheres são 33%. Em cargos mais altos, a diferença é ainda maior: homens 89% contra mulheres 11%.

Existe, sim, uma tendência de mudança nesse comportamento. Nos últimos, as iniciativas para ajudar as organizações a promoverem igualdade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho cresceram. E isso só é possível quando a empresa se apropria dessa responsabilidade social e torna isso um valor.

Por que lutar com elas e por elas?

Os ganhos para a empresa e Colaboradores são vários. Um ambiente diverso é também mais colaborativo, as pessoas se sentem mais reconhecidas e fazem planos de permanecer na organização. Além disso, há mais diversidade de ideias e experiências. Afinal, não há nada que possa justificar que o gênero seja um fator determinante para definir um cargo.

Por isso, todo pequeno passo conta, seja na esfera pública ou privada. As oportunidades de lideranças femininas precisam fazer parte de todos os espaços. O que é fundamental para acabar com as barreiras impostas, reforçando, dessa maneira, a capacidade das mulheres.

Nós da CAPEMISA levamos essa missão a sério e temos orgulho em ter o nosso quadro de Colaboradores composto de mais da metade dos cargos assumidos por mulheres, inclusive em nosso Conselho de Administração.

Quando uma sobe, puxa a outra e o ciclo continua. E você pode fazer parte desse movimento com pequenos gestos no seu dia a dia. Entre você também para essa luta coletiva! 🧡

Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui
Solicite seu Seguro de Vida