[contact-form-7 id="136" title="News Letter Form"]

Pesquisa mostra que 63% dos micro e pequenos empresários estão otimistas com seus negócios

Categoria: Insights
Favoritar

As novas variantes do coronavírus têm trazido dos mais diversos impactos para o nosso dia a dia e, consequentemente, para todos os setores da sociedade. Com muita frequência, sentimos estar pisando, novamente, em um território desconhecido.

É impossível deixar de lado o entendimento sobre a gravidade dessa crise que vivemos, mas ainda assim é importante estar ciente de que nem tudo são más notícias e que temos o poder de fazer a diferença.

E é esse espírito transformador que está movendo as Micro e Pequenas Empresas, as quais começaram a registrar recuperação, em comparação a 2020.

Segundo o Jornal Folha de S. Paulo, os negócios fecharam o ano de 2021 com um aumento médio de 5% no faturamento. O jornal ainda destaca que, em 2022, as Micro e Pequenas Empresas devem continuar crescendo, principalmente os negócios que trabalham com produtos e serviços básicos, como alimentação, vestuário, saúde, higiene e beleza.

Esse otimismo é sentido pelos pequenos negócios. Uma pesquisa feita pelo Boa Vista – Empresa de informações de crédito, que administra um banco de dados que reúne informações comerciais e cadastrais de mais de 130 milhões de Empresas e consumidores – mostra que, ao final do 3º trimestre de 2021, representantes dos setores do comércio e serviços mostravam-se otimistas com o desempenho dos seus negócios.

A pesquisa também mostra que 56% deles pretendem realizar investimentos até o final de 2022, apostando em novos produtos, tecnologias ou mais mão de obra qualificada. A expectativa de faturamento também é alta! E isso motiva o setor a reduzir o endividamento de suas Empresas, atingindo uma boa estabilidade.

Entre as tendências para este ano, estão a constante digitalização dos negócios, a recuperação do setor de turismo e hotelaria e as vendas pela internet, mesmo com o retorno do presencial. Por isso, manter ou, se possível, reforçar as estratégias de digitalização e vendas on-line é imprescindível para as Pequenas Empresas, mesmo com o retorno das lojas físicas, já que o contexto ainda é de pandemia.

Ainda será preciso cautela por parte dos Empreendedores. O ano que se inicia traz um cenário desafiador para as Micro e Pequenas Empresas, principalmente por estarmos em um ano eleitoral. Mas, apesar das dificuldades, há uma expectativa positiva crescente entre os empresários.

Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui
Solicite seu Seguro de Vida