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Black Friday: saiba como entender melhor a data e vender mais

Categoria: Marketing
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As datas sazonais são ótimas oportunidades para alavancar as vendas. Não é à toa que as grandes Empresas concentram seus esforços para esses dias específicos. E a Black Friday é uma grande oportunidade para renovar o estoque, aumentar o número de vendas e conhecer a sua marca. Por causa da pandemia, essa data promete ser uma oportunidade de ouro para os empreendedores. 

 

O que é a Black Friday? 

A Black Friday (“sexta-feira negra”, em tradução livre) é dia inteiro de preços baixos. 

Essa expressão surgiu nos Estados Unidos no século XIX e está diretamente ligada a um dos feriados de maior importância no país: o Dia de Ação de Graças, o qual sempre ocorre na última quinta-feira de novembro. Como muitas pessoas costumam emendar o feriado, a população costumava usar a folga para sair às compras, já que a data é perto do Natal, transformando o dia em uma ótima oportunidade de vendas. 

Porém, dar descontos e promoções não são as únicas iniciativas a serem colocadas em ação para aproveitar todas as oportunidades da Black Friday. Outras medidas devem ser tomadas para garantir bons resultados. Quer saber quais são elas? Então, confira nossas dicas abaixo e arrase nas vendas. 

 

  1. Planeje e faça estimativas

Faça estimativas com base nos dados do ano anterior, tendo como apoio o número de vendas, o número de acessos (em caso de e-commerce), a audiência, as conversões e a receita. Se essa é a sua primeira Black Friday, use uma ação promocional que você já tenha feito com base. Com isso, é possível traçar metas e montar a estrutura necessária. 

 

  1. Garanta seu estoque 

Para aproveitar as oportunidades é preciso que você tenha estoque para dar conta do aumento de demanda. Lembre-se: uma das vantagens que a Black Friday oferece é a oportunidade de que o novo público conheça seu produto. E ele só vai conhecer se você tiver para oferecer. 

 

  1. Estruture o seu operacional

Coloque no papel todos os aspectos que precisam estar em ordem antes, durante e depois da Black Friday, como quais serão os descontos, os valores, a produção. Não esqueça de como vão funcionar os canais de divulgação e relacionamento com o público. E prepare a sua logística. Lembre-se que a experiência de compra faz toda a diferença na hora de fidelizar Clientes. 

 

  1. Desenvolva as suas promoções

Se você passou por todos os passos apresentados acima, agora é a hora de desenvolver as suas promoções.  

Muito importante: Crie promoções com descontos verdadeiros e que sejam atrativos para quem compra. 

Empresas que não criam descontos reais perdem a credibilidade. Além disso, lembre-se que os órgãos de defesa do consumidor e os consumidores de hoje em dia estão ligados e vão monitorar isso.  

 

  1. Monte a sua estratégia de divulgação 

Não adianta oferecer ótimos descontos se o seu público-alvo não sabe sobre eles. Por isso, invista na divulgação da sua Black Friday. Você pode usar as mídias sociais, o e-mail marketing, dentre outros canais, para mostrar aos Clientes quais vão ser as ofertas da sua loja este ano. Caso seu foco seja no ponto de vendas físicos não se esqueça de adesivar a vitrine e criar banners chamativos chamando às ofertas. 

Em nosso artigo Crie conteúdos personalizados para as redes da sua Empresa, você encontra várias dicas sobre como usar a plataforma do Canva para criar materiais de divulgação on-line e offline.  

 

  1. Ofereça uma boa experiência de compra 

Lembra que aconselhamos uma boa estruturação da sua logística? Ela vai se encaixar perfeitamente nessa etapa. Não é porque você está oferecendo o seu produto com valor mais baixo que você tem direito de negligenciar a forma como trata os seus Clientes. 

Cuidar de toda a jornada de compra e atender bem o consumidor fará com que ele retorne em outras oportunidades e que, principalmente, repasse para outras pessoas a boa experiência que ele teve com a sua marca.  

 

  1. Garanta a Segurança

Por último, mas não menos importante, se não é a mais importante etapa: garanta a Segurança. 

Se você possui um negócio físico, você precisa estar atento a todos os protocolos de higiene a serem seguidos. Tenha em mente que ainda precisamos nos cuidar contra a Covid-19. 

Se você possui um e-commerce, assegure que todas as informações a respeito dos seus produtos estejam claras e de fácil acesso. E cuide da Segurança dos seus canais de compras. 

 

Dica extra: Uma ótima forma de garantir a Segurança que você precisa para montar e executar a sua Black Friday é se precaver contra imprevistos! 

 

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Viu como você também pode aumentar as vendas na Black Friday? 😉 

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