[contact-form-7 id="136" title="News Letter Form"]

Novembro Azul: Saiba como abordar o tema na sua Empresa

Categoria: Bem-estar
Favoritar

Novembro Azul é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem e a prevenção contra o câncer de próstata. 

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção da população para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. 

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico. E teve ampla divulgação, com mais de 2000 ações por todo o Brasil. Consolidando, dessa maneira, o mês de novembro como época oficial para reforçar o debate sobre o assunto.  

 

Saúde do homem: Vamos falar sobre isso? 

Segundo o INCA, o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina e representa 29% dos diagnósticos da doença no Brasil. E os números não param de crescer. Dados apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. 

O câncer de pênis, que pode levar até a amputação do membro, também é um fator preocupante e que tem estimativa de 1.130 novos casos por ano. 

Um levantamento feito pelo Centro de Referência e Saúde do Homem de São Paulo mostrou que metade dos homens que procuram um consultório médico já chegam com doenças em estágios avançados. 

É por isso que a conscientização é tão necessária, a fim de que a sociedade possa dialogar sobre o assunto e quebrar todos os tabus que impedem o homem de cuidar da própria saúde. A prevenção é umas das maiores aliadas contras as doenças masculinas. Cada vez mais, as pesquisas comprovam a importância de boas escolhas e hábitos de Vida saudáveis.  

O acompanhamento preventivo também é outro fator importante, já que ele aumenta os diagnósticos precoces e, consequentemente, as chances de cura. É preciso prestar atenção no corpo e ficar atento aos sinais que ele envia e, assim, procurar orientação médica. 

 

Leve o assunto para a sua Empresa 

Já entendemos que a falta de informação é uma das principais barreiras para evitar o avanço das doenças que acometem os homens. E é nesse ponto que as Empresas possuem um papel importante para ajudar a conscientização da população. 

Sendo de grande valia a conscientização de seus funcionários, você ajuda a alimentar esse fluxo do bem, além de mostrar para a sociedade e para os seus funcionários que você se preocupa em preservar o valor humano.  

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você possa introduzir esse assunto para os seus Colaboradores de forma leve e dinâmica. Confira:  

 

Convide um Especialista sobre o assunto 

Uma palestra com um bom profissional faz toda a diferença na hora de passar informações mais técnicas e esclarecer todas as dúvidas que os seus Colaboradores possam ter sobre o assunto. Uma boa ideia é adequar o Especialista de acordo com a linguagem que a sua equipe possui. 

 

Disponibilize materiais informativos 

Existem vários materiais confiáveis de organizações competentes, os quais fornecem todas as informações sobre o Novembro Azul. Que tal montar um informativo para ser distribuído para a sua Equipe? Esses materiais são uma ótima escolha se você não tiver como reunir toda a sua equipe de uma vez só. 

 

Incentive a solidariedade e a empatia  

Os tratamentos contra as doenças mais graves, como o câncer de próstata, diminuem muito a qualidade de Vida da pessoa.  

Uma boa iniciativa é incentivar os Colaboradores a arrecadar fundos ou organizar ações em prol dos órgãos que dão suporte a essa causa. 

O Novembro Azul é uma excelente oportunidade para reforçar os cuidados com a saúde masculina e alimentar o sentimento de pertencimento da sua equipe ao mesmo tempo. 

Seja qual for a ação adotada, o importante é incentivar seus Colaboradores a conversar sobre o assunto. Mãos à obra! 

 

Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui
Solicite seu Seguro de Vida