[contact-form-7 id="136" title="News Letter Form"]

Marketplace para freelancers e empresas no LinkedIn

Categorias: Insights, Marketing
Favoritar

No momento, esta ferramenta está disponível apenas nos Estados Unidos ee para algumas categorias de serviço. Chamado de LinkedIn ProFinder, esse produto é um marketplace para conectar consumidores e pequenas Empresas com profissionais autônomos de qualidade. A novidade chega para concorrer com outras startups que oferecem a mesma solução. Uma ótima oportunidade para que as Pequenas e Médias Empresas otimizem a sua procura por serviços terceirizados 

Segundo o próprio LinkedIn, “desde março de 2020, houve um crescimento de 4x nos usuários que utilizam este tipo de recurso. Também observamos um crescimento de 3,5 vezes nas pessoas que procuram e solicitam algo desses provedores na plataforma’’. De acordo com as informações divulgadas, o marketplace do LinkedIn vai permitir ainda que as Empresas busquem serviços específicos e comparem o perfil de diferentes profissionais com facilidade. Além disso, elas poderão deixar comentários e opiniões sobre os serviços prestados pelo freelancer.  

Todo o processo de negociação entre os negócios e os profissionais será realizado na própria plataforma, até mesmo a transferência de valores, o que tem tudo para facilitar o pagamento pelos serviços prestados. Hoje, os profissionais freelancers podem promover seus serviços com o recurso Open for Business no topo de seu perfil do LinkedIn. Este serviço de marketplace está sendo pensado e desenvolvido desde 2019 e não tem previsão para a data de lançamento aqui no Brasil, mas, enquanto isso, existem alguns lugares que você já pode recorrer para utilizar esse tipo de dinâmica de serviço. 

 

99freelas: 

O 99freelas é um site criado para conectar prestadores de serviços com empresários que precisam de algum tipo de trabalho específico sem maiores vínculos (como contratação por PJ, por exemplo). Só no Brasil o site possui mais de 980 mil freelancers cadastrados com ramos de atuação diversos. Com quase 50 mil projetos executados a plataforma já movimentou mais de 8 milhões de reais. Ele funciona assim: você anuncia o trabalho publicando uma vaga e você receberá propostas de profissionais da área com preços e prazos diferentes diferentes. Gostou de alguém? Agora cabe a você essa troca com o prestador de serviço para conhecer o histório de trabalho dele, feedback de outros contratantes e o porfólio dos candidatos, essas informações ficam salvar no perfil de cada um dos profissionais. Tudo é feito pela plataforma, tanto essa troca quanto o pagamento que será repassado para o freelancer quando o projeto estiver concluído. 

 

Vivendo de Freela: 

Com uma proposta similar ao concorrente o site se destaca por focar em alguns campos de atuação. São eles: Revisão e Tradução; Marketing e Publicidade; Conteúdo e Redes Sociais; Design e Criação; e Administração e Contabilidade. Diferente do 99freelas, ele permite que você tenha acesso aos perfis das redes sociais dos candidatos. Pode parecer pouca coisa, mas muitas Empresas querem conhecer o posicionamento dos profissionais das redes antes de fechar qualquer negócio. A plataforma também disponibiliza cursos  

 

LinkedIn: 

Mesmo sem a ferramenta lançada o LinkedIn ainda é uma rede que te permite encontrar diversos profissionais disponíveis. Claro que ele não oferece tanta segurança quanto as plataformas feitas para isso, porém, principalmente no momento que estamos vivendo, no site estão presentes profissionais que precisam (e querem) trabalhar. Que tal dar uma chance? Não se esqueça de combinar tudo direitinho do escopo do projeto ao pagamento para não ter nenhum problema.

Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui
Solicite seu Seguro de Vida