As metodologias de gestão se renovam com os novos modelos de trabalho e as novas tecnologias. Essa evolução é essencial para elevar a qualidade de vida dos Colaboradores e otimizar a produtividade da equipe.
Se você deseja conduzir o seu empreendimento com o máximo de eficiência, é preciso estar antenado nas tendências, entendendo que o sucesso da sua Empresa tem base no resultado do coletivo. E o feedback, se bem feito, é essencial para estreitar e melhorar o relacionamento dentro da sua entre a Empresa e os seus Colaboradores.
O que é feedback?
O feedback (“retorno”, em tradução livre) é uma ferramenta de avaliação, que pode ser usada para um único indivíduo ou um grupo de pessoas, em que o gestor passa para o funcionário o que ele tem achado do trabalho dele, levando em consideração as suas ações, comportamentos, tarefas, entre outros. Da mesma forma, o Colaborador pode compartilhar a sua perspectiva sobre a Empresa e a gestão.
Com um bom feedback, é possível identificar os pontos fortes a explorar e o que precisa ser melhorado ou adaptado. Tendo como foco o bem-estar e o melhor desempenho. Isso porque essa troca dá a oportunidade de os envolvidos na dinâmica descobrirem aspectos não percebidos anteriormente.
Contudo, existem diferentes tipos de feedback. Os mais conhecidos são o positivo e o negativo:
Feedback negativo
Quando pensamos em feedback, a primeira coisa que vem à mente é o feedback negativo, não é mesmo? Geralmente, esse também é o tipo que as pessoas são mais resistentes em dar e receber.
Entretanto, o feedback negativo precisa ser enxergado como uma oportunidade de esclarecer um ponto a melhorar ou que precisa ser mudado. Por isso, é imprescindível que a pessoa que está gerenciando o feedback saiba fazê-lo, de maneira a dar exemplos reais durante a conversa. Assim, o avaliado consegue recuperar ou simular o acontecimento mentalmente, compreendendo melhor a mensagem.
É importante dar o feedback pessoalmente e em um tom menos punitivo, trazendo possíveis saídas para a melhora da situação ou perguntando ao interlocutor alternativas para solucionar o problema.
É vital saber ouvir para entender os fatores que talvez estejam impactando negativamente nos resultados da pessoa que está recebendo o feedback, como: alta demanda, estresse, gargalos, etc.
Atente-se à mensagem que será transmitida e nunca dê um feedback se você estiver agindo pela emoção. Ele tende a ser desconstrutivo e acaba com o emocional de quem está recebendo-o. O objetivo aqui é construir uma ponte junto com o seu interlocutor, e não destruí-la.
Feedback positivo
O feedback positivo é uma forma de reforçar comportamentos e iniciativas que desejamos que se repitam. Por meio dele, passamos elogios e ressaltamos desempenhos ou ações que tiveram resultados positivos.
Muitos gestores se esquecem da importância desse feedback, mas ele é fundamental para manter a produtividade, pois quando a pessoa é reconhecida pelo seu trabalho, ela fica mais motivada a buscar melhores resultados. Saiba reconhecer e valorizar as vitórias da sua equipe não importando o tamanho delas.
Fique longe destes erros ao dar um feedback:
– Não se preparar para o feedback;
– Exigir metas que não foram passadas para o Colaborador;
– Dar feedbacks genéricos, sem estrutura e exemplos;
– Falar em nome de outras pessoas;
– Dar feedback corretivos em público;
– Minimizar a importância do feedback;
– Não dedicar o tempo necessário;
– Passar feedback de ‘’cabeça quente’’;
– Querer falar, mas não conseguir ouvir;
– Falar em tom punitivo.
Coloque em prática!
Um bom feedback exige o desenvolvimento da liderança como competência para que ele possa deixar claro os benefícios daquela conversa e também colocar-se aberto para ouvir o que o Colaborador tem a dizer.
Agora é a hora de colocar em prática tudo o que você aprendeu. Essa iniciativa será um grande diferencial para a sua Empresa, pois ela é mais uma forma de contribuir para disseminar a cultura de desenvolvimento, o crescimento e valorização da sua equipe.
Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui