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Filantropia

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No mundo corporativo é comum os empresários focarem tanto no lucro, que se esquecem do seu entorno. Se você achou que estamos aqui para falar sobre fazer filantropia doando seu capital, se enganou. Esse texto não fala de dinheiro, mas sim de justiça social e amor. Como diria Ket Antonio (escritora brasileira): “Quando a caridade é necessária, a justiça social é urgente.” 

Existem diversas formas de fortalecer essa iniciativa. Vamos mostrar quatro maneiras que sua empresa pode ajudar na sociedade. 

1- Gerar recursos e parcerias

O pensamento aqui é agregar o seu know-how empresarial para fortalecer vínculos com iniciativas que façam sentido pra você. Existem maneiras de gerar recursos para causas sociais que não necessariamente passam por meio de uma doação. As parcerias e as cocriações são usadas no mundo corporativo para ajudar causas diversas. A ideia é unir forças e dividir o lucro.

A Apple, por exemplo, faz isso há 13 anos com a (RED). Todos os produtos da empresa vendidos na cor vermelha têm parte do valor doado para programas de combate ao HIV/AIDS. A gigante da tecnologia já arrecadou U$ 220 milhões vendendo (PRODUCT) RED.

Em menor escala, é comum ver varejistas de modas (grandes e pequenos) fazendo uma peça, ou produto, nos quais parte do valor é destinado para causas sociais. Como a FARM, loja de roupas e acessórios femininos, que faz leilões de produtos exclusivos desenvolvidos em conjunto com artistas (estilistas, escultores, grafiteiros, etc) para alimentar projetos.

A CAPEMISA Seguradora também mostra que esse pensamento social pode surgir no nascimento de uma empresa. Ela surgiu com o objetivo de gerar recursos para o Instituto CAPEMISA de Ação Social. O Instituto apoia diversas obras que trabalham em prol da proteção social como o Lar Fabiano de Cristo (projeto que começou em 1958 e é reconhecido internacionalmente pela UNESCO), que atua na área com a educação transformadora.

O McDiaFeliz é outro exemplo para inspirar. Desde 1988 eles separam um dia do ano no qual a renda líquida obtida pelas vendas do seu hambúrguer mais famoso, o Big Mac, é redirecionada para cerca de 60 instituições de combate ao câncer infanto-juvenil. É juntar a fome com a vontade de cooperar.

Destacando que o consumidor 3.0 vê esse tipo de atitude como um agregador de valor às marcas que participam desse dessas iniciativas em prol do bem coletivo.

2- Abra suas portas para várias possibilidades.

Existem outras parcerias práticas que podem ser feitas, uma delas é abrir literalmente as portas da sua empresa para receber iniciativas que você apoie. Mais do que contratar pessoas em situação de vulnerabilidade a ideia é ajudar quem já está envolvido em algum projeto. Se você possui uma empresa de design, por exemplo, dá para ajudar criando a identidade visual de projetos. 

Se for uma produtora, pode oferecer ajuda na criação de conteúdo audiovisual que divulgue a missão. Costureiras, restaurantes e dentistas podem fornecer serviços a preço de custo para fortalecer os indivíduos que precisam. Especialistas em marketing e administração conseguem otimizar o planejamento estratégico das iniciativas.

Pense nisso como um trabalho pro bono.

3- Compartilhe conhecimento

Agora, saindo do corporativo para o pessoal, cada um se especializa naquilo que mais gosta. Cada pessoa é diferente e algumas sabem mais de matemática, outras de português, umas têm mais facilidades com artes manuais, etc. Compartilhar conhecimento é essencial para fortalecer a justiça social e isso pode ser feito tanto presencialmente como remotamente. 

Hoje em dia, com a popularização dos podcasts e dos vídeos on-line, você pode compartilhar seu conhecimento sem precisar sair de casa. Claro que precisamos lembrar que a internet ainda não está ao alcance de todos, por mais popular que ela tenha se tornado. Por isso, pensar em alternativas como palestras ou aulas, pode garantir que mais pessoas tenham acesso a determinado assunto. 

4- Apoie e divulgue causas

Não é preciso sentir fome para fazer companha para arrecadação de alimentos. Nem fazer parte de uma minoria para lutar contra o preconceito. Apoie causas que façam sentido para você e ajude a divulgá-las. A ideia é tentar contagiar outras pessoas e fazê-las enxergar que elas também podem fazer a diferença na vida de alguém.

Nada é mais contagiante que a felicidade.  

 

 

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