[contact-form-7 id="136" title="News Letter Form"]

Desvendando os mistérios do Pix

Categorias: Gestão, Tendências
Favoritar

Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Pix trouxe muitas dúvidas para a cabeça dos brasileiros. Afinal, o que ele realmente é? Quais os benefícios de deixar de lado operações conhecidas, como TED e DOC, para adotar essa nova ferramenta?

A novidade, que está disponível desde o dia 16 de novembro, nada mais é do que um novo sistema de pagamentos instantâneo e muito mais barato que os métodos que estávamos acostumados. Agora, a tecnologia permite que os pagamentos e transferências sejam realizados em até dez segundos. Como se o tempo não fosse impressionante o suficiente, um fator está tornando esse meio de pagamento um verdadeiro oásis, principalmente para Pequenos e Médios Empreendedores: o bolso. É que o Pix é gratuito para pessoas físicas e tem taxas pequenas para pessoas jurídicas. Parece pouco, mas quem controla as despesas de pertinho sabe que isso representa uma grande diferença no fim do mês. Para você ter uma ideia: o valor do TED, por exemplo, costuma ser em torno de 15 reais por transação. 

Apesar desses benefícios, a gente sabe que alguns detalhes sobre como fazer os pagamentos, a Segurança do processo e as tão faladas chaves Pix ainda causam receio, mas é tudo bem simples, viu? As opções para essa transação já estão disponíveis nos canais dos bancos, como aplicativo ou internet banking. Basta você fazer o seu cadastro em alguma das instituições.

É que como este é um método sem intermediários, os bancos servem apenas como um ponto de referência, já que as suas chaves podem ser seu CPF, telefone ou e-mail e podem ser cadastradas em qualquer banco. Quem faz um Pix para você, não quer saber para qual banco está transferindo e isso é realmente uma novidade para nós. Na prática, essas vantagens podem ser a grande sacada para o planejamento do seu novo ano.

Pagar fornecedores no mesmo minuto

Se for uma urgência, você não precisará mais esperar o tempo de compensação de um pagamento. O Pix é feito praticamente em tempo real, então, você resolve tudo que for necessário na mesma hora. 

Economizar mensalmente

Todos nós temos um pacote bancário com algumas transferências inclusas, certo? Mas, as transações que excedem esse limite são taxadas. Ou pelo menos eram. Agora, como citamos, pessoas físicas podem transferir valores gratuitamente e pessoas jurídicas pagam taxas bem menores para fazer transferências. Com essa economia, mesmo que pequena, você consegue pensar em outras formas de administrar o seu dinheiro, como a Capitalização, ou benefícios para os seus Colaboradores, como um Seguro de Vida, por exemplo.

Dar mais liberdade financeira aos Colaboradores

A maioria das Empresas pede para que sua equipe abra uma conta no mesmo banco que ela. Será que essa ainda vai ser uma realidade com a popularização do Pix? Tudo indica que a escolha de instituições financeiras não será mais uma questão. O que poderá facilitar, e muito, a contratação de novos funcionários para o seu negócio. 

E aí? Sua Empresa já está usando ou você ainda tem algum receio? Conta para gente nas nossas redes sociais, vamos adorar bater esse papo com você! 

Fonte: https://www.infomoney.com.br/guias/pix/

 

Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui
Solicite seu Seguro de Vida