[contact-form-7 id="136" title="News Letter Form"]

Descubra por que as fintechs estão revolucionando o mercado

Favoritar

Você já deve ter lido ou ouvido falar em algum jornal ou artigo sobre as fintechs. Isso porque esse é o assunto do momento. 

A palavra fintech é a junção de duas palavras em inglês: “finance” e “technology” (finanças e tecnologia, em tradução livre). Como o próprio nome já adianta, o termo é usado para se referir a Empresas que oferecem soluções tecnológicas para o setor financeiro, destinado, principalmente, às startups financeiras, que são Empresas que têm modelos de negócios inovadores e que usam a tecnologia como base. 

 

Por que estamos ouvindo tanto sobre elas? 

Para entender por que as fintechs estão em alta, é preciso entender sua essência que é oferecer soluções financeiras digitais. Ou seja, uma fintech é uma startup que utiliza a tecnologia para inovar e deixar os serviços financeiros menos burocráticos e acessíveis. 

Atualmente, existem fintechs em inúmeros setores do mercado financeiro, só o Brasil tem mais de 220 fintechs, segundo um relatório do Conexão Fintech (de que ano?). Elas oferecem serviços como pagamentos móveis, transferências, empréstimos, captação de recursos, gestão, criptomoedas e até educação financeira.  

E como o mercado financeiro brasileiro, há décadas, vem sendo dominado por grandes bancos, as fintechs estão sendo consideradas como alternativas mais práticas, baratas e democráticas. 

 

 

O que faz das fintechs diferente das outras instituições financeiras? 

 1. Tudo digital 

O principal diferencial das fintechs é o uso da tecnologia: seus produtos são majoritariamente digitais. 

Para você entender melhor: um banco convencional usa a internet como um canal de atendimento extra. Questões mais específicas ainda precisam da visita até uma agência ou caixa eletrônico. Por meio de uma fintech, tudo pode ser feito pela internet. 

2. Processos menos burocráticos  

Quem nunca demorou dias, ou até semanas, para resolver algum problema financeiro com o banco? Fora isso, ainda tem as filas, telefonemas, papelada… 

Um dos principais objetivos das fintechs é facilitar e agilizar todo esse processo de forma on-line. Até mesmo a assinatura de um contrato ou entrega de documento. 

 

3. Soluções especializadas 

Um banco convencional oferece uma variedade de produtos financeiros. Apesar da variedade, os bancos costumam escolher produtos específicos para cada perfil de Cliente. 

No caso das fintechs, elas se especializam em setores específicos do mercado financeiro, como: investimentos, serviços e seguros. Isso possibilita que o Cliente tenha o melhor produto possível dentro da categoria desejada. 

 

Por que as fintechs estão revolucionando o setor financeiro? 

Como explicamos acima, elas são alternativas disruptivas, com operações enxutas que desafiam o modelo tradicional do sistema bancário, partindo de uma nova proposta para o consumidor, que é muito mais vantajosa, prática, cômoda e tecnológica. 

Além de oferecerem mais opções para o consumidor, elas servem de inspiração para que os grandes bancos se atualizem e invistam em inovação, com o objetivo de deixar o dia a dia financeiro das pessoas mais ágil e eficiente. 

Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui
Solicite seu Seguro de Vida