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Formas de fortalecer as PMEs em tempos de coronavírus

Categorias: Gestão, Insights, Segurança
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A pandemia de coronavírus fechou as portas de empresas no mundo todo. O momento é de cuidar da saúde das pessoas, mas precisamos lembrar que os profissionais autônomos e as pequenas empresas são os mais afetados economicamente. Com a loja fechada e sem conseguir prestar serviços eles precisam de toda força possível para continuar operando.

Recentemente surgiu de maneira espontânea nas redes sociais, campanhas que estimulam o apoio às PMEs. Segundo o Sebrae, a participação das micro e pequenas empresas no PIB do Brasil é de aproximadamente 27%. Pensando nisso separamos dicas para quem é empresário e para quem quiser ser um aliado nesse movimento delicado que precisa de apoio.

Empresários:

Comunicação é tudo:

Se sua empresa continuará operando seja utilizando o delivery, ou retirada, seus clientes precisam estar cientes desse fato. Quando pensamos nisso, costumamos pensar apenas em restaurantes e lanchonetes, mas nos esquecemos dos bares, dos mercadinhos, das doceiras, boleiras, etc. As doceiras e as boleiras, por exemplo, perderão renda por causa dos cancelamentos das festas. Porém, na maioria dos casos elas podem continuar produzir nas suas casa. Além disso, outros produtos como: roupas, itens de decoração, artesanato, farmácias, padarias, entre outros, podem ser comprados da mesma maneira.

Por isso, a comunicação é essencial para evitar uma crise maior. Se você está disponibilizando essa facilidade, divulgue nas suas redes (sites, redes sociais, telefone, e-mail, WhatsApp, etc), e no seu ponto de vendas, que mesmo fechado pode ser usado para divulgar contatos e outras informações válidas. Lembrando que você deve facilitar o contato de quem quer consumir na sua empresa mantendo seus dados do Google sempre atualizados, como falamos no artigo Maneiras fáceis de tornar sua empresa mais relevante.

Faça uma resposta de e-mail automática com as informações de funcionamento no período da quarentena e sanando as principais dúvidas que seu cliente possa ter.

Aproveite essa oportunidade:

Sim, é possível encontrar oportunidade na crise. Como as pessoas não estão podendo sair de casa, empresas e autônomos que podem usar a internet para se conectar com seus possíveis clientes, podem e devem usar e abusar disso. Faça promoções de vendas para gerar uma primeira experimentação do seu produto. O cliente eventual só vira freguês se ele te conhecer e fizer uma primeira compra.

Professores, personal trainers, academias locais, nutricionistas, psicólogos, instrutores de yoga, entre outros, podem disponibilizar treinos, dicas e atendimento on-line. Essa é uma forma barata de compartilhar o seu trabalho e gerar uma aproximação com um novo público.

Tem uma produtora, ou uma empresa de design? Aproveite essa “seca” de trabalhos para fazer uma ajuda B2B. Você poderá encontrar futuros parceiros que divulgaram o seu negócio e no pior dos cenários você garantirá um portfólio atualizado.

Aliados:

Não cancele, adie. De empresas viagens aos prestadores de serviço todos vão acabar sofrendo os impactos dos cancelamos oriundos da pandemia. Se possível, não cancele, adie. Por exemplo, se você marcou para fazer algum serviço na sua casa, como pedreiro e pintor, converse com eles e remarque (quando você puder arcar com as despesas e quando eles tiverem agenda).

Pense grande, compre dos pequenos.

Se bater a vontade de comer um docinho, fale com uma doceira. Se alguém especial fizer aniversário mande um bolo de presente pela boleira local, ou compre um presente e mande entregar na casa dela. Bares locais também estão entregando comidas e bebidas para quem solicita. Mercadinhos são uma ótima opção para ter seu pedido entregue em curto espaço de tempo. Vai comprar um hambúrguer, ou pizza? Dê preferência ao empreendedor local do que às gigantescas redes.

Pediu algo de uma empresa pequena e gostou? Divulgue nas suas redes sociais marcando o perfil de quem o produziu.

Vamos juntos nessa corrente do bem?

 

 

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