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Dicas de um empreendedor de sucesso para quem quer melhorar seus resultados.

Categorias: Gestão, Insights, Tendências
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Para empreender é essencial buscar o máximo de informações a respeito do business, a pesquisa é o primeiro passo, visitar negócios similares, conversar com profissionais do ramo entendendo melhor o mercado e identificando as características, diferenciais, e desafios. Conheça bem o negócio!

A partir desse estudo de reconhecimento de mercado, construa um bom plano de negócios.

Depois de montar o Business Plan, apresente para um grupo de pessoas experientes e de confiança, troque uma ideia, escute as opiniões com atenção. Aproveite essa experiência para avaliar o plano e absorver boas ideias que tenham sido geradas pelo grupo.

Quando estiver com o plano já maduro e estruturado, de o start na execução e entenda que no início muitas teorias precisarão ser remodeladas. A prática é bem diferente da teoria, use o plano como uma base e sempre faça uma comparação entre o plano e os resultados. Nunca pare de estudar o mercado e os comportamentos dos concorrentes. E por fim, teste o seu negócio sempre, fazendo pesquisas de qualidade e avaliações. O maior trabalho do empreendedor é nunca se acomodar, traga sempre uma novidade para o mercado!

Identificar e explorar o diferencial

Quando se vai montar um negócio uma das primeiras questões que aparecem na cabeça é justamente, qual é o diferencial?

Com certeza após uma pesquisa de mercado, é muito mais fácil identificar as carências, as lacunas deixadas pelos concorrentes, é importante valorizar e trabalhar bem esse diferencial, em alguns casos o diferencial é realmente algum avanço tecnológico ou desenvolvimento de produto, mas pelo que tenho sentido na atualidade, o diferencial hoje está muito ligado a experiência de consumo, ao envolvimento com a marca, então eu sempre digo, crie conceitos baseados em histórias verdadeiras, evite jargões publicitários, se aproxime ao máximo do seu cliente, entenda bem o seu universo e dialogue de forma mais verdadeira e humana.

Como ser inovador

A inovação está muito ligada a criatividade. Somos por natureza seres criativos, observe tudo, as grandes ideias muitas vezes vêm de lugares bem diferentes, no meu caso com a Jeffrey, por exemplo, o cinema sempre me inspira, me ajuda a pensar, já criei diversos eventos a partir de uma cena de um filme, ou várias vezes estou ouvindo uma música e penso em criar uma cerveja para aquele clima! Ou seja, a inspiração pode vir de todos os lugares, se você está parado no trânsito observe o comportamento dos motoristas ou, por exemplo, um shopping para mim funciona como um observatório de comportamento. No final acredito que a inovação é uma solução que vai transformar, melhorar nossas vidas, por performance ou por prazer. Nunca pare de estudar as pessoas!

Motivar a equipe e gerar um ambiente criativo

É impossível motivar as pessoas se o empreendedor não estiver vibrando, sentindo de verdade a emoção que é poder construir um negócio, fazer parte da vida das pessoas, inspirar e ser inspirado pela troca. O processo de aprendizagem é para sempre, ouvir as pessoas, trocar conhecimento, capacitar! Muitas vezes sinto que eu sou mais do que um profissional, sou um pedaço do meu negócio, e que todos que trabalham comigo fazem parte desse todo. Eu sempre digo que quando você abre e bebe umas das nossas cervejas, tem muitos ingredientes dentro das garrafinhas, além do malte, lúpulo, água, tem a energia e o trabalho de cada um de nós como um ingrediente fundamental e que nos diferencia muito. Uma vez que você como time sente essa emoção de fazer parte de algo maior, a sinergia é perfeita!

O que fazer para conquistar clientes com pouco tempo de mercado

A conquista do cliente está totalmente ligada à experiência de consumo, desde o atendimento inicial até o momento em que ele se lembra de ter consumido. Hoje se ganha clientes sendo humano, ouvindo, tendo a leitura do tipo de cliente, tem casos que o cliente só quer o máximo de eficiência e um atendimento rápido, mas em muitos casos os clientes têm dúvidas, e incertezas, por isso o atendimento atencioso, explicando as características sem parecer uma venda fria fazem o cliente ter uma experiência de maior credibilidade e simpatia. Acredito que o máximo de atenção e cuidado fazem tão bem para a marca quanto para o cliente. Os clientes sentem isso e passam essa sensação de pertencer para frente compartilhando a sua satisfação, seja nas conversas entre amigos ou até mesmo em suas redes sociais.

Essas dicas são um pouquinho da minha experiência acumulada ao longo dos anos, e também da transformação profissional que vivo diariamente. Nunca pare de sonhar, acreditar e realizar!

por Gilson Val – Cervejaria Jeffrey Special Brand.

 

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