Manter uma Vida financeira estável pode até parecer magia, principalmente em um país onde recebemos pouquíssima educação financeira, como no Brasil. Mas essa é uma missão que, apesar de bem desafiadora, não tem nada a ver com mágica e, sim, com planejamento financeiro. Separamos os primeiros passos dessa jornada que podem ajudar a alcançar a disciplina a longo prazo.
Anote todos para fazer uma checagem geral nas suas finanças pessoais e começar o novo ano de um jeito diferente! 😉
Organize suas despesas
Todos nós temos contas mensais fixas, como aluguel ou parcela de um imóvel, água luz, internet ou celular. Faça uma planilha para descobrir quanto, de fato, elas custam no fim do mês. Nos serviços que forem possíveis, pesquise qual operadora vale mais a pena e se o seu pacote mensal realmente contempla suas necessidades. Isso faz toda a diferença!
Não se esqueça, também, de sempre pagar suas contas em dia, se possível. Por mais que os juros pareçam pequenos, se analisados individualmente, ao longo do tempo eles representam um montante que não foi usado em seu benefício. É literalmente dinheiro jogado fora! Para isso, coloque suas contas em débito automático ou agende alarmes no seu calendário que relembrem seus compromissos financeiros.
Ah, sabe aquele chocolatinho com café diário? Calcule o quanto você gasta nessas pequenas despesas também. Elas podem parecer insignificantes diariamente, mas se você está querendo poupar, todo gasto conta no fim do mês! Não estamos falando para você cortar esses pequenos presentes para si mesmo, mas, sim, entender o quanto isso representa no seu orçamento para fazer escolhas conscientes.
Contrate um Seguro de Vida
Depois de organizar suas finanças e, de preferência, fazer uma reserva de emergência, pense em toda a Segurança e estabilidade que um Seguro de Vida pode trazer. Não estamos falando apenas do valor da indenização em caso de falecimento ou doença – um ponto do Seguro que ninguém quer aproveitar -, mas, também, da tranquilidade de viver sabendo que o seu negócio e a sua família estarão sempre amparados.
Além disso, o Seguro de Vida é uma solução que pode auxiliar você durante o contrato vigente e não apenas no fim dele, por meio das Assistências – que incluem desde a sua saúde até a sua casa e automóvel. Com certeza, este é um produto que você pode contratar sem medo!
Escolha seus beneficiários
Depois de escolher o seu Seguro, é a hora de escolher quem serão seus beneficiários. Sabemos que essa escolha pode ser difícil, mas é importante pensar em quem você gostaria de apoiar financeiramente, mesmo se você não estiver mais por aqui. A sua falta afetará o sustento dessa pessoa? Qual o percentual de dependência financeira dessa pessoa com você? Existem outros dependentes financeiros da sua renda? Essas são algumas perguntas essenciais para fazer dessa uma escolha acertada.
Depois dessa decisão, não se esqueça de avisar aos seus beneficiários sobre sua contratação. A apólice é um Seguro efetivo apenas se for conhecido, afinal, em caso da necessidade de uso, não será você quem irá acioná-lo. Ela precisa ser de conhecimento de sua família.
Depois desse artigo, deu para entender que disciplina financeira é muito mais do que uma planilha. É um conjunto de ações que você pode tomar para ter uma vida mais estável, Segura e confortável. Gostou das dicas? Então, fique de olho aqui no blog para não perder nenhuma.
Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui