Organizar, no geral, já é um costume difícil de seguir para grande parte das pessoas. Quando se trata de finanças então, vira um desafio ainda maior.
Porém, essa prática é importante para evitar problemas maiores com dívidas e gastos desnecessários, sem planejamento e que podem virar uma bola de neve no seu orçamento futuro.
Pensando nisso, trouxemos 5 dicas básicas para organizar suas finanças de forma simples e prática.
1 – Tenha um orçamento: criar uma lista com seus gastos fixos mensais, como conta de luz, água, telefone, aluguel, escola das crianças, etc. Após isso, calcule o valor médio dessas despesas para encontrar o seu custo de vida mensal. O que sobrar do seu salário, após esses gastos, é o que você terá para custos extras ou investimento.
2 – Crie metas para economizar, restringindo gastos no dia a dia: economizar não deve ser feito somente com o dinheiro que sobra no fim do mês. É importante determinar um valor mensal para guardar, assim como o que você faz com o que já sabe que irá usar para os gastos fixos. O ideal é criar metas para os seus gastos, podendo essas não serem atingidas, mas nunca superadas. Além disso, pense bem quando achar que “precisa” comprar certa coisa. Na maioria das vezes, é só uma vontade passageira – e desnecessária – que irá inflar o seu ego por algum tempo.
3 – Distancie-se das dívidas: se possível, nunca compre parcelado. Além disso, tente renegociar sua dívida já existente, para livrar-se de taxas e juros mensais, que acabam virando um gasto extra fixo.
4 – Faça uma reserva para emergências: muitas situações inesperadas podem acontecer no seu dia a dia. Sendo assim, é importante estar sempre preparado, com um fundo emergencial para prevenir imprevistos como problemas de saúde, em casa, no carro e outros. Assim, quando essas ocasiões acontecerem, você não irá precisar retirar dinheiro do seu investimento ou correr para pegar empréstimos, com juros, em bancos.
5 – Use e abuse da tecnologia: hoje em dia, vários aplicativos estão disponíveis nas plataformas de celular para ajudar na organização das finanças, facilitando assim, o controle e o registro dos seus gastos de forma fácil e rápida, ali na palma da sua mão.
Gostou das nossas dicas? O importante sempre será começar, sem medo. Comece a colocar em prática por onde você acha mais fácil e, assim, aos poucos, vá lendo e aprendendo cada vez mais sobre boas maneiras de economizar e não gastar tanto com coisas que não valem tanto a pena.
Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui