[contact-form-7 id="136" title="News Letter Form"]

Gastos invisíveis: Saiba como evitar que eles prejudiquem seu orçamento!

Categoria: Bem-estar
Favoritar

Principalmente no fim do ano, parece que o salário, até com o décimo terceiro, não está dando para cobrir as despesas. Mesmo que você consiga quitar todas as suas dívidas, não sobra uma graninha extra para um programa especial ou produto que você está desejando há tempo.

Muitas pessoas até têm um bom planejamento financeiro quanto às despesas fixas, como aluguel, água, luz, energia. Ainda assim, não conseguem cumprir com as promessas de economizar um pouco para algo específico. E isso causa frustração.

O motivo disso pode ter a ver com os chamados “gastos invisíveis”, que são aqueles feitos diariamente sem que percebamos seu impacto no bolso. Por serem geralmente de baixo valor, você acaba fazendo sem preocupação, mas que somados no fim do mês podem consumir boa parte da sua renda.

Sabe aquele cafezinho depois do almoço ou o delivery no meio da semana? Se você não prestar atenção, eles se tornam uma bola de neve. Muitas coisas baratas, somadas, saem caro ao seu bolso.

Outro exemplo é deixar de levar em conta os gastos extras em relação a um passeio de fim de semana, como cinema: você registra, além do ingresso, os gastos com deslocamento, pipoca, estacionamento, alimentação, pedágio, etc? Se somar tudo no final, você vai ver que o valor é bem maior do que esperava!

E agora ainda temos mais uma novidade para os nossos gastos invisíveis: os serviços de assinatura, principalmente de streaming. Um custa apenas 20 reais por mês, o outro 30 e o mais novo lançamento apenas 15. Na ponta do lápis eles somam já estão custando mensalmente igual ou mais do que sua TV por assinatura.

Esse é um dinheiro que não vai retornar ao seu bolso, mas que se poupado, pode te ajudar numa situação de emergência ou numa realização pessoal. Com um pouco de organização, é possível focar no que você realmente deseja e controlar as suas despesas. Confira essas dicas:

 

  1. Reforce o seu controle de gastos

Parece óbvio, mas lembra que falamos que, na maioria das vezes, controlamos apenas os gastos fixos? Reforçar o seu controle te ajudará a rever alguns gastos dispensáveis (será que você tem tempo para aproveitar todos os seus serviços de streaming?). Uma boa dica é usar aplicativos de celular que te ajudam a controlar suas despesas em relação à sua renda e ainda dividem cada tipo de gasto para te ajudar a enxergar para onde está indo o seu dinheiro. Apps como, por exemplo, o Fortuno, Mobills, Minahs Economias, Organizze, Guiabolso, são algumas opções.

 

  1. Defina um valor para esses gastos pequenos:

Ok, um cafézinho depois do almoço faz toda a diferença às vezes. E se privar sempre desses pequenos momentos de prazer também não é bom. Por isso, uma boa é definir um valor mensal para esses gastos excessivos. Assim, você aproveita sem perder o controle.

 

  1. Fuja de compras por impulso

Consumir está diretamente ligado ao nosso comportamento. Por isso, é bom rever hábitos. As compras por impulso, além de prejudicarem o bolso, ainda correm o risco de não proporcionar a satisfação que buscamos ao usar o nosso dinheiro. Também procure eliminar gastos que não estão tendo retorno. Muita gente paga mensalmente academia ou, até mesmo, uma mensalidade em um clube, sem nunca aparecer por lá. Por mais barato que seja, fuja dos gastos desnecessários.

 

Quais são os principais custos invisíveis de um negócio?

Sim! Apesar de exigirem grande controle de gastos, uma Empresa também pode sofrer com gastos invisíveis, horas extras, passivos trabalhistas e até afastamentos. Em caso de inadimplências, por exemplo, sua Empresa pode atrasar alguns pagamentos e acarretar juros.

Por isso que, no caso de quem está empreendendo, um reforço no controle das despesas é tão importante, pois o empreendedor precisa equilibrar a Vida pessoal e empresarial. Senão, as duas coisas fogem do controle ao mesmo tempo e abrem margem para os temidos imprevistos financeiros.

É por essa razão que o Seguro de Vida é um excelente aliado financeiro, já que ele ajuda na manutenção do planejamento financeiro, pois com ele você garante proteção para possíveis imprevistos. Buscar um Seguro de Vida e já se planejar não é esperar pelo pior, pelo contrário, é ter liberdade e tranquilidade para garantir a saúde do seu negócio e da sua Vida pessoal.

Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui
Solicite seu Seguro de Vida