Necessidade de promover pluralidade nas empresas é um tema que está cada vez mais em alta não só nas redes sociais, mas também no mundo corporativo como um todo. Pesquisa registram aumento na criação de programas e propostas ligadas à diversidade e inclusão nas organizações ainda para este ano em território nacional.
Segundo dados da Blend Edu, as companhias também estão dedicando áreas específicas destinadas exclusivamente para a gestão dessa temática. Promover a diversidade e a inclusão é estar atualizado com as necessidades e demandas da sociedade. E é também uma forma de enriquecer o capital humano da organização, pois assim é possível ter vários pontos de vista diferentes vindos de perspectivas e experiências distintas.
A diversidade pode ser caracterizada como as diferentes características que um indivíduo possui. É sua forma singular de existir no mundo, um registro único. Quando se trata de promover a diversidade e a inclusão nas empresas, tem a ver com a criação de um ambiente em que todos os indivíduos sejam aceitos independentemente de cor, idade, crença, orientação sexual, gênero e se é ou não portador de algum tipo de deficiência.
Para um mercado de trabalho mais justo é necessário abraçar as mudanças. Um dos passos é promover a equidade, isto é, oferecer os mesmos tratamentos, oportunidades e cargos para todas as pessoas sem privilegiar nem excluir ninguém. Promova debates sobre o tema diversidade e inclua isso na sua cultura organizacional. É possível seguir o exemplo citado na pesquisa e criar um departamento exclusivo para esse fim.
O ambiente se torna comprovadamente mais colaborativo, pois as pessoas se sentem mais livres para dar ideias. A empresa consegue melhorar a própria imagem, afinal, essa é uma demanda da sociedade. E, é claro, há ganhos para os Colaboradores que se tornam mais engajados, com desejo de crescimento, dispostos a resolver conflitos e dar o seu melhor para a organização, pois se sentem reconhecidos.
As empresas de pequeno e médio porte que buscam promover a diversidade e a inclusão mostram que estão no caminho para o crescimento. Não só devido aos motivos apresentados neste artigo, mas porque demonstram que estão antenadas às mudanças que ocorrem no mundo. Essa é uma responsabilidade social que muitos consumidores já cobram antes de contratar um serviço ou efetuar a compra de um produto.
Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui