[contact-form-7 id="136" title="News Letter Form"]

Saiba quais são as 5 ferramentas tecnológicas que toda Empresa precisa conhecer

Categoria: Gestão
Favoritar

A tecnologia é uma grande aliada dos negócios. Só que muitas pessoas ainda conservam o preconceito de que recursos tecnológicos de ponta estão distantes da realidade de Pequenas e Médias Empresas.

Isso porque muitos empreendedores continuam pensando que só poderão usufruir de recursos tecnológicos quando seus negócios estiverem mais robustos. A verdade é que utilizar os recursos que estão ao seu alcance e ter uma Empresa atualizada sobre as inovações do momento ajuda o seu crescimento.

Investir em tecnologia reduz custos operacionais, dá mais praticidade e aumenta a produtividade e Segurança na rotina de trabalho quando bem aplicada.

Ou seja, a tecnologia não é um luxo ou uma moda passageira. Ela é uma necessidade em mutação constante. E se há o desejo de elevar seus ganhos e expandir o seu negócio, você pode e deve contar com ferramentas digitais adequadas ao que você faz. E, ao contrário do que imagina, começar com pequenas inovações pesam nada ou muito pouco no seu orçamento, e, muitas vezes, trazem um grande retorno.

Agora que você compreende a necessidade da tecnologia para Pequenas e Médias Empresas, saiba quais são as 5 ferramentas tecnológicas acessíveis e que facilitam muito o dia a dia do Empreendedor:

 

  1. Gerenciadores de tarefas e projetos

Com uma boa plataforma de gerenciamento de tarefas e projetos, fica muito fácil verificar o andamento das atividades e o desempenho de cada área. Plataformas como Trello, MeisterTask, Asana, Notion, TaskWorld e Monday possuem uma interface intuitiva e usabilidade muito simples. E o melhor: possuem versões gratuitas que podem ser utilizadas no computador ou direto do seu celular. Perfeito para quem tem um pequeno negócio.

Com ela você pode estruturar digitalmente os processos da sua organização criando um painel com colunas de cada uma das etapas e acompanhar, em tempo real, os progresssos de cada uma delas.

 

  1. Software de gestão empresarial

Também conhecido como “sistema ERP”, esse software auxilia na gestão dos departamentos, como: financeiros, compras, vendas e estoque. Sua maior característica é integrar e centralizar os dados, dispensando o uso de planilhas e automatizando todo o processo de gestão.

Com o ERP, o gestor tem controle em tempo real sobre vários fluxos, por exemplo:

– Orçamentos;

– Ordens de serviços;

– Fluxo de caixa;

– Emissão de notas fiscais e boletos bancários.

 

  1. Sistema CRM

Perfeito para Corretores de Seguros e para quem lida com vendas. O sistema CRM (sigla para Customer Relationship Management, ou “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, em tradução livre) auxilia o monitoramento de Clientes ou Clientes em potencial por meio da coleta e armazenamento de informações de cada interação.

A ferramenta consegue traçar melhores estratégias de marketing para alcançar Clientes em potencial e estreitar o seu relacionamento com quem já é Cliente do seu negócio.

 

  1. Compartilhamento de dados

Além de nada ecológico, as pilhas de papel são coisas do passado. A nova realidade é o armazenamento e compartilhamento de dados em nuvem. Ferramentas como OneDrive, Dropbox, Google Drive, iCloud possibilitam o armazenamento Seguro dos mais importantes documentos do seu negócio. E a maior vantagem é que você pode disponibilizá-los instantaneamente para toda a sua equipe, reduzindo o tempo de busca. Mas atenção na hora de criar as pastas dentro do aplicativo, é preciso organizar as informações de forma intuitivas para os seus Colaboradores. Uma dica inicial é separar os arquivos por ano e mês.

 

  1. Assinatura eletrônica

Quem tem um negócio sabe que burocracias atrapalham muito o andamento do negócio. Por isso, usufruir de ferramentas que diminuam as burocracias é fundamental.

Uma delas é a assinatura e envio de documentos de forma eletrônica. Essas ferramentas podem ser usadas por meio de qualquer dispositivo eletrônico que tenha acesso à internet e tenham a mesma validade que um documento assinado em papel.

Se o seu negócio já aplica ou pode se valer das novas tecnologias abordadas neste artigo, a fim de enfrentar o mercado e crescer, informe e analise os possíveis ônus e bônus desse investimento.

O mais importante para o Empreendedor é manter o compromisso de acompanhar de perto a evolução da tecnologia, especialmente aquelas diretamente relacionadas  à atividade da Empresa, tanto no presente quanto em uma projeção futura.

Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui
Solicite seu Seguro de Vida