[contact-form-7 id="136" title="News Letter Form"]

Saia da operação da sua Empresa, por Alfredo Soares.

Categoria: Gestão
Favoritar

Uma das coisas que mais impactam a produtividade de um dono de PME é o gerenciamento do tempo. Como todo empresário, você precisa focar em como fazer para sua Empresa crescer e quais os próximos passos do negócio, mas muitas vezes você ainda está no dia a dia operacional da Empresa apagando incêndio.

 Para ajudar você a sair da operação e começar a exercer um papel mais estratégico, separei três dicas que foram muito importantes na minha experiência como empreendedor.

 A primeira coisa crucial a se fazer é definir quais são as tarefas importantes e quais você pode delegar. Para isso, indico utilizar a matriz de Eisenhower, em que ela separa suas atividades em dois eixos, importância (eixo y) e urgência (eixo x), isso dará a você quatro quadrantes: importante e urgente (1), importante e não urgente (2), não importante e urgente (3) e não importante e não urgente (4). Uma vez que você alocou todas as suas atividades nesses quadrantes, você filtra as tarefas: 1 faz imediatamente; 2 agenda no seu calendário; 3 delega; e 4 elimina.

 Depois de definir quais tarefas você precisa delegar, o segundo passo é criar um processo para elas. Quanto mais claro for o processo, melhor porque isso facilitará na hora de treinar uma pessoa para realizar essa atividade. É importante, também, que você deixe esse processo documentado e de fácil acesso para todos na Empresa. Plataformas como Google Drive ou Notion são excelentes para isso.

 O último passo é encontrar as pessoas certas para cada tarefa. Veja quais as habilidades necessárias para realizar cada atividade e encontre no seu time quem tem cada habilidade. Para as funções que você não tem as pessoas certas, busque contratar Colaboradores com habilidades para complementar o time já existente, dessa forma, você consegue trazer visões diferentes para os problemas do dia a dia, gerando novas ideias e formas de melhorar os processos.

 Ninguém sabe melhor o que é bom para o seu negócio do que você, porém quando você passa a delegar as tarefas e dar protagonismo para seus funcionários, abre a possibilidade deles criarem a cultura e sentimento de dono. E ao desenhar processos claros, você consegue confiar que seu time irá dar conta mesmo que você não esteja lá. Esse é o segredo para as Empresas crescerem, estratégia e visão de futuro e um time comprado com o negócio.

Gostou do conteúdo? Então classifique
Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui
Solicite seu Seguro de Vida