[contact-form-7 id="136" title="News Letter Form"]

Práticas para uma produtividade equilibrada

Categoria: Gestão
Favoritar

No dicionário, produtividade significa capacidade de produzir. Traduzindo para o ambiente corporativo, ser produtivo é planejar-se bem e executar suas tarefas dentro do período preestabelecido. Mas, muitas vezes, a realidade está bem longe disso. Acontece que muitos profissionais estão chegando ao final do dia esgotados, com a sensação de que desempenharam pouco, mesmo tendo trabalhado o dia todo.

Em busca de um dia a dia mais “produtivo”, profissionais acabam se perdendo tentando fazer de tudo em um curto espaço de tempo ou, ainda, aumentando consideravelmente sua carga horária para conseguir dar conta do maior número de tarefas possível. Porém, mais do que a quantidade de entregas, o que realmente importa é a qualidade destas e o nível de bem-estar do Colaborador.

Produtividade não é sinônimo de estar sempre ocupado. Muito pelo contrário. Quando se é verdadeiramente produtivo, são grandes as chances de conseguir ter mais tempo livre, o que impacta diretamente na qualidade de vida do profissional. Ocupado nem sempre é aquele que tem mais tarefas, mas produtivo é sempre alguém que as administra melhor.

Para ajudá-los a adotar uma produtividade sadia, eficiente e equilibrada, listamos algumas dicas:

  • Faça um planejamento diário. Quem planeja consegue se organizar melhor e compreender o que deve ser modificado, melhorado ou deixado de lado.
  • Crie metas. É por meio da definição de metas e objetivos que se inicia a criação de estratégias para o alcance dos resultados.
  • Foque em uma atividade por vez. Muitos têm a ilusão de que fazer diversas atividades simultaneamente é sinônimo de produtividade, mas, quem faz muitas tarefas ao mesmo tempo acaba não focando em nenhuma, o que abre espaço para deixar passar algo importante.
  • Gerencie seu tempo. Nem todas as suas tarefas demandam o mesmo tempo. Entender o tempo que você tem para todos os itens da sua lista é fundamental para gerenciar seu expediente e carga de trabalho com eficiência.
  • Identifique tarefas que podem ser automatizadas. Existem vários softwares que foram desenvolvidos com o objetivo de otimizar o tempo gasto numa tarefa específica.

 

Para ser um profissional produtivo, não é preciso se sacrificar. Pessoas não são máquinas e precisam de momentos de descanso e lazer. O segredo está numa boa organização, definição de prioridades, administração do tempo sem perder o foco na qualidade da entrega.

Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui
Solicite seu Seguro de Vida