[contact-form-7 id="136" title="News Letter Form"]

Peer-to-peer: Saiba o que é e entenda como ele pode inovar o seu negócio

Categoria: Tendências
Favoritar

Vivemos uma realidade em que o consumidor é bombardeado de novidades e informações sobre produtos e serviços variados o tempo todo, principalmente no ambiente digital. Cenário que ganhou ainda mais força durante a pandemia da covid-19, que transformou completamente a forma de compra e acelerou a evolução do comércio eletrônico.

E com tantos novos negócios na disputa pela atenção do consumidor, garantir o faturamento é uma tarefa cada vez mais desafiadora e sempre traz a necessidade de criar novas estratégias de abordagem, para atender às mudanças e se destacar na disputa pela atenção do público.

Novas estratégias requerem inovação, e para inovar é preciso estar antenado nas principais tendências de comportamento e mercado. É por isso que, neste blog, apresentamos um modelo de negócio já consolidado, o qual tem ganhado força nos últimos tempos e vem sendo usado de forma inovadora para compartilhar informações, notícias e produtos.

 

Peer-to-peer: O Que é e como Funciona?

No “modelo tradicional”, a maioria das conexões feitas pelos computadores são do tipo cliente-servidor, onde o servidor é um software que oferece acesso a conteúdos, serviços, dentre outros.

Na rede peer-to-peer, esse processo é diferente. Isso porque não há um servidor central, mas cada computador (dos usuários) funciona como uma espécie de servidor, já que dentro desse sistema os arquivos percorrem a rede, divididos em uma quantidade igual de blocos para cada um, permitindo que os indivíduos se conectem diretamente entre si e troquem produtos e serviços..

Se você nunca ouviu falar na rede peer-to-peer ou simplesmente P2P, saiba que muito provavelmente você já esbarrou nela, isso porque essa tecnologia está presente em um grande número de modelos de negócios diferentes, como marketplaces e o crowdsourcing, que usa o poder das massas para entregar serviços para Clientes por meio de uma plataforma on-line.

Outra característica desse sistema é a descentralização de funções tradicionais de rede, já que cada usuário pode ter funções de servidor e Cliente simultaneamente, possuindo as mesmas capacidades funcionais e responsabilidades.

Um bom exemplo são algumas Empresas consolidadas que estão tirando vantagens desse recurso: Mercado Livre, Airbnb, Zopa e Catarse.

 

Quais são as vantagens da rede P2P?

1.Otimização do fluxo de informação

As vantagens são inúmeras, já que esse sistema pode acelerar o processo de compartilhamento de dados e otimizar o seu controle. A sua Empresa pode, por exemplo, usar essa rede para diminuir o custo de distribuição de documentos otimizando todo o fluxo de informações.

 

2.Novas modalidades de empréstimo e financiamento

Atualmente, existem plataformas peer-to-peer que têm como principal característica a negociação direta entre investidor e empreendedor, sem intermédio de um banco, possibilitando a facilidade de negócios financeiros.

O principal atrativo dessa modalidade são as taxas menores de juros e menos burocracia. Para o investidor, o retorno financeiro é maior e mais rápido, posto que, por meio da plataforma peer-to-peer, é possível obter a rentabilidade mensalmente.

 

3.Atração de Clientes e mão de obra qualificada

Utilizar as redes P2P é uma ótima estratégia para atração de novos Clientes e mão de obra qualificada, pois essas plataformas conectam prestadores de serviço ou fornecedores aos seus Clientes de forma direta. Dessa forma, ao mesmo tempo em que você pode oferecer o seu produto, também pode abrir chamados buscando um serviço que você esteja precisando.

 

4.P2P como forma de pagamento

O pagamento P2P permite que o dinheiro fique disponível para o outro usuário mais rapidamente, pois não há a necessidade de utilizar terceiros, diminuindo, assim, o caminho até chegar ao destino final. Além da facilidade, essa forma de pagamento proporciona segurança, dinheiro disponível mais rápido e menores taxas.

Como você conferiu, não tem como voltar atrás. Hoje, vivemos a era das redes, cada vez mais conectadas, que estão reformulando em tempo recorde a nossa forma de viver o mundo. Mas, com conhecimento e dedicação, é possível ficar por dentro do que está em alta no momento e aproveitar as oportunidades!

Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui
Solicite seu Seguro de Vida