[contact-form-7 id="136" title="News Letter Form"]

Razão Social: O que é? Como definir uma para sua Empresa!

Categoria: PME's
Favoritar

A Razão Social de uma Empresa nada mais é do que o seu nome jurídico. É ela que consta em contratos e documentos oficiais do negócio. Muitos empreendedores confundem o termo com o nome fantasia, ou seja, o nome como todos reconhecem a sua marca, como: Petróleo Brasileiro S.A (Razão Social) — Petrobrás (nome fantasia).

Pode parecer muita informação no início, mas a CAPEMISA, que está sempre #JuntoComAsPMEs e empreendedores pode te ajudar nesse processo. Neste artigo, você vai entender de uma vez por todas: o que é Razão Social, como criar uma e para que ela serve. Vamos nessa?

O que é Razão Social da Empresa?

Primeiro vamos à parte mais importante, como funciona a Razão Social de uma Empresa. A Razão Social é o termo registrado sob o qual uma pessoa jurídica (PJ) se individualiza e exerce suas atividades. Também pode ser chamada por denominação social ou firma empresarial.

Esse termo pode ou não estar relacionado ao nome fantasia do empreendimento. Por isso, é essencial que a escolha da Razão Social seja feita com cuidado, pois será o nome que estará marcado no contrato social da Empresa, nas notas fiscais que emitir, escrituras e outros documentos legais do empreendimento, assim como nas faturas de cartão de crédito dos Clientes.

A Razão Social também garante uma identidade única para cada negócio e o protege como propriedade intelectual. Em outras palavras, ninguém pode ter a mesma firma empresarial que a sua, nem você poderá imitar a dos outros, hein?

Como escolher a Razão Social?

Vamos às principais orientações que podem te ajudar a criar uma boa Razão Social:

– Dê preferência para nomes curtos;

– O nome deve estar ligado à atividade exercida pelo seu negócio;

– Prefira nomes de fácil compreensão;

– Melhor ainda se, ao menos em parte, o termo dê origem ao nome fantasia da Empresa;

– Ser único e não ficar muito parecido com o nome fantasia e Razão Social de outras organizações;

– A Razão Social pode ser as iniciais do dono do negócio e sócio;

– Pode constar um termo ligado à área de atuação, como comércio, marketing ou internet;

– Pesquise para ver se ninguém já teve essa ideia ou similar;

– Deve, obrigatoriamente, trazer o tipo de constituição legal, como MEI (microempreendedor individual), ME (microempresa), EPP (empresa de pequeno porte) ou LTDA (sociedade limitada).

Essa escolha pode ser feita com a ajuda de escritórios especializados em marcas e patentes, que usará sua experiência para te auxiliar na escolha certa de nomes que funcionam ou quais poderão confundir seus fornecedores, parceiros e Clientes. Outra dica é formular uma lista com todos os termos que achar interessante para o seu negócio e vá riscando aqueles já usados.

Como registrar a Razão Social da Empresa?

Com o nome escolhido, agora basta oficializá-lo. O processo começa na abertura da Empresa, na Junta Comercial ou Cartório. Em seguida, você deverá utilizar a mesma Razão Social em todas as outras etapas desse processo, com a documentação do município, estado e outros órgãos. No caso do MEI, toda operação de abertura da Empresa é feita por meio do site do Portal do Empreendedor. Caso o empreendimento tenha mais de um sócio, a Razão Social do seu negócio deve estar descrita em seu contrato social, documento que informa a contribuição de cada sócio no negócio e a divisão de bens no caso da sociedade ser desfeita no futuro.

Dicas anotadas? Agora é hora de colocar o seu negócio para funcionar! E se precisar de mais Segurança Financeira para você e seus Colaboradores, conte com o suporte da CAPEMISA. Aqui, o empreendedor tem mais Segurança durante todas as etapas do seu negócio.

Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui
Solicite seu Seguro de Vida