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De olho nas estatísticas dos hábitos do consumidor

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Confira dados e estatísticas dos hábitos do consumidor para aprimorar seu negócio!

Não é novidade: conhecer a fundo o seu público deve ser prioridade para qualquer empreendedor. Esta informação é poderosa não só para saber a melhor abordagem e o melhor momento para se comunicar com ele, como também para conhecer suas necessidades e atendê-las da melhor forma possível. Uma das formas de traçar o perfil do seu público é ficar de olho nas pesquisas que o mercado lança sobre o assunto. No texto de hoje, vamos falar sobre algumas estatísticas dos hábitos do consumidor com foco em conteúdo. Confira!

Estatísticas dos hábitos do consumidor: conteúdo

Recentemente a Contentools e o Opinion Box lançaram uma pesquisa de Hábitos de Contéudo. Essas estatísticas trazem importantes insights sobre a forma de relacionamento dos consumidores com conteúdos online. Para a elaboração da pesquisa, foram entrevistados 2.000 consumidores que acessam alguma rede social regularmente. A margem de erro é de 2,2pp e o intervalo de confiança é de 95%.

O que diz a pesquisa Hábitos de conteúdo 2018?

Vamos conferir abaixo quais são os pontos de destaque da pesquisa Hábitos de conteúdo 2018:

Dados demográficos

Sobre a demografia do público entrevistado, a pesquisa mostra que a maioria é mulher (53%), tem de 30 a 49 anos (44%), é das classes C, D ou E (83%) e está na região Sudeste (48%).

Redes sociais

Quando o assunto são as redes sociais acessadas diariamente pelos entrevistados, a pesquisa nos mostra uma comparação entre o ano de 2017 e o ano de 2018. O interessante é observar que, apesar de ter uma quantidade maior de usuários, o Facebook está em queda. Diferente do Instagram e do YouTube, que apresentaram crescimento, e do Twitter, Pinterest e Google +, que se mantiveram estáveis, apesar da quantidade menor de usuários.

Formato preferido

Sobre o formato que os usuários preferem ver, a foto continua sendo a preferida (40%), apesar de estar em queda. Em 2017, ela representava 49% da preferência dos usuários contra os 40% deste ano. Por outro lado, o vídeo foi o único formato que teve aumento na taxa de preferência. Ele estava com 20% em 2017 e passou para 34%, uma taxa de crescimento de 70%!

Em relação aos formatos que os usuários preferem postar ou compartilhar, a foto também está em primeiro lugar com 52% das preferências, apesar de estar em queda. No ano passado, esta taxa era de 61%. Já os formatos de texto e vídeo ganharam um aumento na preferência dos usuários quando vão postar ou compartilhar um conteúdo. A taxa de crescimento de 2017 para 2018 foi de 21% para o texto e 25% para o vídeo.

Stories

O recurso Stories do Instagram veio para ficar e faz o maior sucesso entre os usuários. As estatísticas da pesquisa Hábitos de conteúdo 2018 mostram que mais da metade dos entrevistados usuários de Instagram (54%) assistem a todos ou à maioria dos Stories. Em 2017, esse percentual era de apenas 23%!

Links em postagens

Os links em postagens de redes sociais seguem sendo uma ótima forma de Call To Action. Embora 24% dos entrevistados declarem que é muito raro clicarem em um link de matéria ou post em suas timelines, 44% discordam dessa afirmação.

Texto

Segundo as estatísticas dos hábitos do consumidor, a dica é fugir dos textos muito longos. Sobre os famosos “textões” do Facebook, 50% dos entrevistados declaram que não gostam deles, e 40% afirmam que quase nunca os leem até o final. Uma dica é disponibilizar o conteúdo para download, pois 33% dizem que preferem baixar textos longos para ler depois.

Além disso, assim como em 2017, os meios digitais superam os meios físicos como forma preferida de leitura. 44% dos entrevistados indicam que leem mais conteúdo em meio digital, contra apenas 9% que dizem ler mais pelo meio físico.

Vídeo

Já os vídeos têm ganhado cada vez mais a atenção dos usuários. 49% assinam canais no YouTube e 56% preferem ver um vídeo a ler um texto quando precisam aprender alguma coisa. Este é um indicativo interessante para empresas cujos produtos precisam de tutoriais de uso ou montagem e para aquelas que oferecem cursos, workshops ou conteúdos didáticos.

Gostou de conferir estas estatísticas dos hábitos do consumidor? Como citamos na introdução, esses dados são uma das formas de conhecer melhor o seu público. Confira outras dicas aqui no blog!

Por: Alfredo Soares – Head SMB da VTEX, fundador da XTECH Commerce & SocialRocket e autor do livro Bora Vender.


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