[contact-form-7 id="136" title="News Letter Form"]

Como criar um logo para empresa?

Favoritar

Quando o empreendedor começa a operar ele precisa de um “pacote básico” de elementos para poder implementar sua comunicação. Esse pacote é composto por: nome da empresa, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (Confira neste link o passo a passo para abrir um empresa), um logo e um e-mail. Claro que, hoje em dia, a gente poderia incluir as redes sociais e site neste “kit inicial”, mas vamos focar apenas no essencial para todas as empresas, até mesmo as que tenham quase nenhuma, ou zero presença on-line. E um dos primeiros passos é entender: Afinal de contas o que é logotipo?

Vamos analisar a palavra para compreender seu significado: logotipo vem da junção de duas palavras gregas: “logos” (que significa conceito, significado) e “typos” (que pode ser traduzida como símbolo).

Ou seja, o logo é uma figura que conceitua o que a sua organização oferta para o mercado. Ele é formado pelo símbolo e pela tipografia. É interessante que ele realce seu diferencial competitivo onde o público consiga identificar “a alma do seu business” de primeira e a qualquer momento. Um bom exemplo para entender é pensar no McDonald’s, o “M” amarelo remete imediatamente as batatas fritas. Numa só olhada a gente entende a proposta do lugar.

Só para esclarecer, a marca é caracterizada pela soma do logo com a identidade visual, ou seja, tudo aquilo que diferencia uma empresa das demais (tabela de cores, fonte, tom de voz, etc). Já o termo logomarca simplesmente não existe, é uma palavra errada e redundante, significaria algo como “significado do significado”. Por isso, desconfie do fornecedor te oferecer a criação de logomarcas, se ele erra já no início, pode errar no final também.

Agora que você já entendeu do que se trata, vamos a pergunta principal desse artigo: Como criar um logotipo para sua empresa?

De início, é importante entender, de uma vez por todas, a importância da personalização e da diferenciação. Crie o seu próprio trabalho, fuja de sites que ofertam logos on-line no varejo. Eles costumam fazer grafismos genéricos tentando atingir diversos consumidores de uma só vez. Se estiver faltando dinheiro e tempo, num primeiro momento, você pode usar esse tipo gerador de logos, desde que saiba que ele é temporário. No melhor dos cenários (de verba e tempo) comece a criar sua própria identidade, ele é sua porta de entrada para o mundo dos negócios. Na verdade, uma vez criado, ele ocupa mais que os seus cartões de visita. Ele estará presente no seu papel timbrado, nos uniformes, nas redes sociais, e em todo o resto.

Para conquistar o sonho do logo próprio é fácil, basta contratar um designer. O mais importante é fazer um briefing detalhadíssimo para este profissional. Quanto mais informação e referências, melhor para guiar o caminho de quem estará na execução.

Fique atento!

Ao pedir um orçamento desses é necessário ter alguns pontos de atenção. Peça para que o fornecedor deixe claro a quantidade de versões e alterações que estão incluídas no valor. Funciona assim: depois de passar o pedido detalhado para o designer, ele deve apresentar para você a primeira versão. Se gostar do trabalho, mas não gostar, por exemplo, da tabela de cores, dá para pedir para ele fazer algumas alterações e lapidar esse material até chegar no que estava na sua imaginação. Porém, se não gostar do que foi apresentado, você pode pedir uma nova versão, passando para o designer outras referências e mais informações do que é almejado. Isso parece um limitador, mas é bom, tanto para quem cria, quanto para quem executa. Não ter um número de mudanças predefinido pode aumentar o orçamento, ou fazer o serviço se estender por tempo indeterminado.

Outro ponto, é o formato do arquivo que você receberá esse trabalho. Muita gente fica feliz só com .JPG, ou .PNG, todavia, vá atrás de extensões de alta qualidade. O logo é seu, então peça “formatos abertos” como .PSD, ou .Ai. Assim dá para criar qualquer material que der na telha. Pense nisso como um aliado da sua empresa e uma facilidade criativa. Com a arte aberta, você tem acesso aos elementos da sua identidade visual separadamente. Assim, se quiser fazer alguma coisa só com a tipografia, ou com o símbolo, será muito mais tranquilo.

Só não se esqueça, para conseguir abrir esse tipo de arquivo, é um necessário ter programas mais “parrudos” de edição gráfica, como os famosos o Photoshop e o Adobe Illustrator. Se sua empresa não tiver acesso a esses programas, peça mesmo assim os arquivos finais abertos. Esse material ainda poderá ajudar muito no futuro.

A criação de um logo design não precisa ser uma dor de cabeça, contudo, é ideal ter em mente que se destacar dos concorrentes e ser diferente é essencial para não sair da cabeça das pessoas. Por isso, invista em formas de inovar na concepção da sua marca.


Curtiu este artigo? Clique na cartinha ao lado e inscreva-se para receber nossas newsletters com conteúdos exclusivos. 

Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui
Solicite seu Seguro de Vida