Mais uma rede social tem ganhado a atenção do público em geral e tem sido uma das mais comentadas e compartilhadas no Brasil nas últimas semanas, principalmente entre alguns nichos específicos, como os setores de inovação e empreendedorismo. É claro que estamos falando dele, do Clubhouse. Você já ouviu falar nele? Caso não tenha, não tem problema, a gente te explica.
Com uma proposta alternativa, o Clubhouse é um aplicativo focado exclusivamente em conversas por áudio. Podemos até dizer que ela pode ser um “um misto de podcast interativo com rádio”. Sabe aquele seu amigo do WhatsApp que manda áudios intermináveis? Então, esse App é perfeito para ele.
Os usuários acessam ou criam salas de bate-papo ao vivo e podem conversar ou apenas ouvir um grupo de “anfitriões”. Existem diversos temas e, ao entrar na rede, você também pode escolher seus interesses e ver as salas de acordo com os tópicos selecionados. Basicamente como as redes mais antigas, após o login você seleciona os seus assuntos prediletos e a plataforma entende o que busca e passa a oferecer novas descobertas dentro desse segmento pra você.
Unindo conteúdo, tecnologia e networking em um só lugar, o Clubhouse despertou o interesse dos pequenos empreendedores que já estão descobrindo a rede social e usando para gerar negócios, trocar experiências, produzir e captar conhecimento, explorar novos territórios e se conectar com outras comunidades globais. Além disso, pelo conteúdo dinâmico eles também podem criar narrações explicando os seus produtos, ou serviços, do conceito da sua criação até as mais avançadas especificações.
O ambiente ainda ajuda a fomentar o empreendedorismo: você pode encontrar dicas de como montar sua equipe, como escalar sua solução e como receber aportes. Sem falar no alto potencial de networking: por meio dele é possível fazer contato direto com grandes empreendedores e investidores. Isso sem contar na facilidade de se conectar com potenciais parceiros.
Com ele, você também pode acessar debates que antes eram restritos aos palcos de eventos de grande porte, e ainda existe a possibilidade de os moderadores da sala aprovarem um tempo para perguntas. Recentemente, quem é “clubhouser” pode ouvir, por exemplo, palestras com Mark Zuckerberg e Elon Musk e CEOs de grandes empresas.
Como todas as salas são para conversas ao vivo e nada fica gravado, a plataforma ainda gera o senso de urgência, perfeito para quem quer criar conteúdos dinâmicos relacionados ao seu setor ou para quem quer se posicionar como Especialista no seu mercado e angariar uma nova rede de network e parceiros.
Você também pode usar a plataforma como ferramenta gratuita para obter um feedback imediato dos seus produtos e serviços. Isso é de grande valor para as marcas e tende a ganhar espaço no mercado. Porque facilita a conexão entre B2C.
Porém, é preciso estar atento para não dar atenção a conteúdos e debates duvidosos! Uma boa dica é procurar referências sobre os nomes dos palestrantes que você segue, por exemplo. Outra dica é seguir grandes nomes do setor que você atua. Assim você escuta as percepções de quem domina o seu mercado.
Um ponto negativo é que, por enquanto, só é possível entrar na rede social por meio de um convite de alguém que já esteja na rede, e outro obstáculo é que o Clubhouse só está disponível para o sistema operacional iOS, ou sejam, só pra iPhone. Entretanto, a empresa garante que isso está sendo revisto o mais rápido possível.
E aí, se interessou pelo Clubhouse? Com certeza é uma boa promessa para quem quer fazer novos negócios e conhecer pessoas que ajudem no seu crescimento. Aqui você sempre se conecta com as novidades.
Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui