As Paralimpíadas de Tóquio já estão chegando. O evento acontecerá entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro, e o Brasil se destaca em número de participantes. A equipe brasileira reúne 253 integrantes, incluindo guias, calheiros, goleiros e timoneiros, os quais darão apoio aos atletas paralímpicos durante as competições.
Esta é a segunda maior equipe do país na história do evento, superada apenas pela edição de 2016, que aconteceu aqui, no Rio de Janeiro. E o Brasil vai marcar presença em 20 das 22 modalidades, sendo o atletismo o esporte com maior representação brasileira, tendo confirmados 64 nomes.
A participação desses integrantes não seria possível sem iniciativas como a do Instituto de Paradesporto, o IPP Brasil, que tem como objetivo desenvolver as habilidades das pessoas com deficiência em suas diversas vocações e que, em 2012, conseguiu ampliar a sua área de atuação com a criação da Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana, que ajuda os atletas a serem inseridos no mercado de trabalho, após as suas carreiras no esporte.
Nós acreditamos que o esporte é uma importante ferramenta de inclusão social e estamos realizados em poder contribuir com os esforços dos nossos atletas, apoiando o paraesporte, a fim de que continue ganhando força e revelando talentos.
Atualmente, podemos contribuir com a carreira de quatro atletas, que recebem apoio para treinamento e desenvolvimento profissional: Paulo Douglas (arremesso de peso e lançamento de disco e dardo), Pedro Neves (salto a distância, arremesso de peso e lançamento de dardo e parataekwondo), Emanoel Victor Souza de Oliveira (lançamento de disco) e Tuany Barbosa (arremesso de peso), os quais estão indo para Tóquio.
E é claro que nossas expectativas são ainda maiores! Vamos trabalhar ativamente para continuar com iniciativas como a do IPP Brasil, que são tão importantes para transformar positivamente a sociedade em que vivemos.
Juntos somos mais fortes. 🧡
Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui