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Bom atendimento = Lucro

Categorias: Gestão, Insights, Marketing
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Uma pesquisa realizada pela Zendesk concluiu que o bom relacionamento com o cliente é uma das forças das PMEs. Oito em cada dez pessoas pagariam mais para receber um atendimento melhor. Ou seja, maximizar seus resultados passa diretamente por como seus vendedores (garçons, secretárias, etc) fazem seu trabalho.

Quando alguém opta por comprar no comércio local, em vez de uma grande corporação, essa pessoa está prezando por ter uma boa experiência de compra. Vale destacar que 54% dos entrevistados afirmam ficar satisfeitos ao apoiar negócios “pequenos”.

Essa conexão com o público é um aliado para os empresários. 99% dos entrevistados disseram que mudam positivamente seus hábitos de consumo (comprando mais ou recomendando o estabelecimento para outras pessoas) quando se sentem bem atendidos. E o oposto também acontece, já que 98% faz o inverso ao ter uma experiência ruim. E o boca a boca continua sendo uma ferramenta para construir ou destruir reputações.

Essa pesquisa mostrou também que o público elenca que as vantagens do pequeno e médio empresário são: facilidade de estabelecer relações (72%) e serviço melhor e mais pessoal (68%). É justamente essa construção de comunidade que fortalece uma marca e cria uma aura de pertencimento na região. É um marketing intangível que se transforma em vendas.

Por isso, treine seus funcionários para respeitar e se interessar pelo o que seus consumidores falam. Conheça a fundo quem compra no seu estabelecimento e memorize suas nuances. Se o cliente for comprar um presente para alguém, por exemplo, na próxima visita pergunte se o presenteado gostou. No setor gastronômico pergunte se tudo foi como o esperado. Enfim, escutar e absorver as informações e feedbacks deles é uma consultoria “gratuita” para sua empresa.

Por fim, mas não menos importante, para manter um bom atendimento, você deve ter muita atenção na comunicação com o cliente. Nunca o deixe sem uma resposta, mesmo que ela seja negativa. Nada pior do que sentir que nossa voz foi ignorada. Vale destacar que 85% das pessoas dizem que utilizam chat e redes sociais para se comunicar com empresas. Responda, de preferência no mesmo dia, as mensagens que chegarem.

E não se esqueça de se colocar no lugar do cliente. Como você gostaria de ser tratado por uma empresa? Use a resposta para nortear seu próximo atendimento e boas vendas.

 

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