[contact-form-7 id="136" title="News Letter Form"]

As melhores práticas para organizar as finanças do seu negócio

Categorias: Gestão, PME's
Favoritar

O planejamento financeiro pode ser um aspecto básico na gestão de uma empresa, mas muitas vezes pode não ser tão simples colocar em prática. Com um planejamento completo e realista do seu negócio é possível traçar as decisões estratégicas mais pertinentes para que a sua empresa prospere. 

Para organizar e controlar as finanças do seu empreendimento é imprescindível que alguns processos sejam levados em consideração:

  1. Separe as finanças da empresa das suas finanças pessoais: O primeiro passo é separar as contas da empresa e os seus gastos pessoais. Um dos maiores equívocos dos empreendedores, principalmente os autônomos, é misturar as despesas do negócio com o pessoal. Não misture os dinheiros. O caixa da empresa não pode ser o seu bolso! 
  2. Controle de receitas e despesas (todos os recursos que entram e saem): Faça o registro frequente do fluxo de caixa para que o seu negócio tenha continuidade. É preciso catalogar os valores que são lançados no caixa e movimentados. Assim, fica mais fácil saber a quantidade de dinheiro que se encontra disponível e projetar o futuro do seu negócio. 
  3. Precifique corretamente: Saiba quanto custa o seu produto ou serviço e defina um preço certo que cubra os custos e despesas para que você tenha uma margem de lucro. Aqui vale também fazer uma breve pesquisa de mercado para que seu preço esteja compatível.  
  4. Controle de estoque: É fundamental ter um bom gerenciamento do estoque para que sua empresa seja capaz de prever o quanto de produto será necessário comprar e evitar desperdícios.
  5. Tenha uma proteção financeira: Muitas vezes estamos fazendo tudo certo, mas nos esquecemos da proteção financeira e os imprevistos podem abalar as finanças do seu negócio. Um Seguro de Vida Empresarial te auxiliará nesses casos.

 

Saber organizar as finanças de maneira adequada é fundamental para evitar que o seu negócio sofra prejuízos e consiga se manter ativo no mercado. 

Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui
Solicite seu Seguro de Vida