Todos já sabem que o “novo normal” ocasionou mudanças profundas no mercado. Atualmente, vivemos um cenário de recessão, e são muitas as incertezas para o pós-pandemia. Diante destes fatos, empreender parece ser uma decisão arriscada, porém muitas pessoas tiveram que seguir por este caminho a fim de driblar a falta de trabalho ou a redução da renda.
Foi por causa deste movimento que, ao mesmo tempo em que muitos modelos de negócios sofreram com a crise, novos serviços e produtos começaram a surgir a partir deste novo paradigma. Segundo dados do Ministério da Economia, publicados pelo Estadão, foram abertos mais de 782 mil negócios no país entre maio e agosto de 2020.
Quem sai na frente são os negócios que conseguiram enxergar na crise novas oportunidades, entendendo quais são as novas necessidades do consumidor e se adaptando à nova realidade. Além de prosperarem em um mundo pandêmico, eles ainda terão papel fundamental na recuperação econômica e no pós-covid.
Se o seu sonho é conseguir empreender com sucesso em 2021, separamos 5 modelos de negócios que estão em alta e que podem te inspirar a explorar as novas oportunidades do mercado e te dar ideias de como fazer a sua Empresa estar em sintonia com o momento com o momento atual.
A ideia é comercializar o acesso contínuo a produtos e serviços em vez da propriedade, garantindo um ganho recorrente e estreitando o relacionamento com o consumidor. As possibilidades são inúmeras: cosméticos, vinhos, maquiagem, produtos naturais ou qualquer produto de consumo frequente que o cliente possa receber em casa.
Um exemplo para ilustrar como essa tendência pode ser aplicada de maneira simples e fácil: a Ana tem um restaurante de bairro. Como todos os estabelecimentos alimentícios da região ela focou no delivery durante a pandemia. Conversando com os seus clientes, viu que muitos deles estão aproveitando que estão mais em casa para preparar suas próprias comidas, porém muitos reclamavam da falta de tempo para fazer um dos ítens mais comuns na mesa do brasileiro: o feijão. Logo ela percebeu que restaurantes concorrentes e o seu próprio não davam destaque para suas porções já que o modelo de negócios privilegiava a venda do “prato feito”. Ana então criou um clube de assinaturas de porções onde o cliente pode escolher qual porção ele gostaria de receber, qual a periodicidade (exemplo: segunda, quarta e sexta) e quem é do clube ganha desconto de 30% no valor da porção escolhida.
Saiba mais sobre clube de assinatura aqui: https://especialista-pme.com.br/artigos/tres-estrategias-para-voltar-com-tudo/
Essa já é uma tendência global, que teve um avanço impressionante durante a pandemia.
Impulsionados pelo modelo de home office, que expandiu durante a pandemia e tende a continuar ganhando espaço, o mercado de serviços de TI cresceu junto com os segmentos de cloud computing e segurança da informação. A tendência para os próximos anos é que os serviços de nuvem continuem crescendo, assim como as consultorias sobre o assunto.
A lógica é simples, o home office facilitou muitas coisas, porém ainda existe uma falta de protocolos de segurança da informação dos Colaboradores e seus dados podem correr sérios riscos. Quem tem dados delicados precisa trabalhar para mantê-los Seguros.
Em decorrência dos grandes períodos dentro de casa, muitos consumidores estão buscando novos hobbies. Os produtos on-line continuarão a crescer, principalmente os ligados à educação, como cursos, palestras e oficinas. As possibilidades são muitas: aulas de idiomas, desenho, culinária, artesanato, dentre outras. Todos os profissionais com alguma habilidade que possa ser passada adiante podem compartilhar com quem estiver interessado.
Além disso, outros produtos podem ser fechados como apresentações culturais online (shows, peças, comediante e etc).
Não podemos deixar de lado o serviço que mais cresceu durante a pandemia. Os principais aplicativos de delivery, Rappi, IFood e Ubereats, tiveram um aumento de mais de 100%, segundo a Istoé Dinheiro.
E as micro e pequenas Empresas de produção de refeições e marmitas cresceram junto com os aplicativos e continuam como modelos de negócio em alta. O bom é reparar que o delivery deixou de ser algo exclusivo de restaurantes e farmácias hoje estamos presenciando o delivery “de todas as coisas”. Roupas, brinquedos, equipamentos de academia, itens para manutenção de carros, estão dentro desse novo leque. Muitos negócios estão aproveitando a oferta de demanda para remodelar a sua entrega para o cliente final.
Como reflexo do aumento da utilização do consumidor dos serviços de delivery, a produção de alimentos para nichos especiais como idosos e pessoas com restrições alimentares também cresceu. Neste grupo, o segmento de produtos vegetarianos e veganos ganha destaque. Nos pequenos negócios, restaurantes vegetarianos, empresas de marmitas que oferecem ingredientes de origem animal e fabricantes de produtos “plant-based” são excelentes oportunidades de negócio!
Prova dessa força é que grandes nomes dos mercados estão aderindo ao modelo.
Saiba mais sobre isso em:
https://especialista-pme.com.br/artigos/quem-mexeu-na-minha-carne/
Aqui, você viu algumas das principais tendências para 2021, mas caso você não se identifique com nenhuma delas, procure o que você acha que pode se destacar! Mesmo com as incertezas que dominam o cenário global, dificultando as previsões para o período pós-pandemia, é possível usar a garra e a criatividade como ferramentas para superar qualquer crise.
Se você acredita na sua capacidade de abrir o seu negócio, nossas dicas são: não deixe de acompanhar as tendências de perto, se planeje e coloque em prática o quanto antes! Busque estar dentro das tendências de mercado para encontrar novos horizontes para você e sua Empresa.
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