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5 dicas de sucesso para transformar a sua PME digitalmente

Categoria: PME's
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Antes de tudo, você sabe o que é transformação digital?  

 

O nome já explica bastante! Transformação digital é o processo de mudança ou melhoria de desempenho de um modelo de negócio, por meio de tecnologias e ferramentas digitais, tendo em vista os avanços tecnológicos. Seu papel principal é substituir e aprimorar os processos dentro de uma Empresa.  

Já adiantamos que ela não se caracteriza por um produto ou solução específica, disponível para compra. Não existe uma solução mágica que vai se adaptar a todos os tipos de negócio. Pelo contrário, a transformação digital vem da percepção de quando algum tipo de tecnologia se faz ausente na sua companhia. Ou seja, ela nasce de um novo mindset (“jeito de pensar”, em tradução livre) num mundo de transformações intensas. 

É inquestionável que a pandemia da Covid-19 ocasionou uma grande transformação em todos os setores: família, trabalho, estudos, consumo e etc. Este cenário desafiador levou as empresas a mudarem rapidamente seus modelos de negócios para sobreviver dentro desse contexto. E se as empresas brasileiras estavam caminhando a passos lentos rumo à reformulação digital, este foi de fato o empurrão que faltava. O que parecia uma tendência distante virou, para muitos, uma necessidade. 

Muitas empresas tiveram que acelerar seu processo de transformação digital, introduzindo novas tecnologias e softwares e buscando o seu melhor uso, junto aos modelos de trabalho. Com as Pequenas e Médias Empresas não foi diferente, já que elas são a maior parte das empresas nacionais. 

Porém, implementar uma nova mentalidade digital não é tão fácil quanto parece. E nesse aspecto, as PMEs têm maior vantagem em relação a grandes Empresas, uma vez que seus modelos de negócios são mais enxutos e adaptáveis. Com um bom planejamento, é possível aproveitar todas as oportunidades. Por isso, separamos 5 dicas de sucesso para você começar a transformar digitalmente a sua gestão. 

 

Mude o Mindset da sua empresa 

Lembra que falamos que a Transformação Digital está muito além de novas ferramentas e softwares? Também reforçamos que ela não é simples, por isso, requer uma mudança de cultura na empresa. É preciso o comprometimento e o alinhamento de todos os setores para que a transformação aconteça com eficiência. E para estabelecer essa cultura, é preciso engajar e capacitar os funcionários. Antes de tudo, é necessário  se aproximar do ecossistema de inovação, conhecendo novas startups, participando e realizando eventos, essa troca é essencial. Lembrando sempre que é importante estudar o tema tambémvocê que está lendo esse artigo já deu um passo nesse sentido. 

 

Aplique o “Design Thinking”  

“Ok, mas o que é design thinking?”. Nós explicamos! O design thinking (“pensar como um designer”, em tradução livre) é uma abordagem que tem por objetivo olhar para toda a cadeia de produção antes de inovar. Ele é um conjunto de métodos, ferramentas e técnicas que orientam a pensar e a criar soluções com base nas necessidades, desejos e problemas dos clientes. Para os Pequenos e Médios negócios, é olhar para a jornada do consumidor e mapear quais partes não estão sendo bem atendidas. Desta forma, sua empresa coloca o foco no cliente e usa a digitalização como ferramenta de geração de valor para o seu negócio, aproveitando alguma lacuna como oportunidade de inovar. 

 

Não descarte inovações por medo de riscos  

Qualquer tipo de transformação digital oferece riscos, e por mais que essa frase possa assustar, principalmente as Pequenas e Médias Empresas, assumir e estar aberto a possíveis riscos é fundamental para originar inovações para seu negócio. Enxergá-los como uma barreira pode contribuir para que o seu negócio não sobreviva frente às rápidas transformações. Mas não estamos falando para você cair de cabeça! Um bom planejamento, principalmente o financeiro, te ajudará a investir, sem prejudicar a sua Empresa. E caso tenha dúvidas, contratar um Especialista no assunto para dar uma consultoria te ajuda a minimizar os riscos. 

 

Pesquise quais são suas possibilidades tecnológicas 

Depois de todo o mapeamento dos seus processos, é preciso entender quais são os recursos disponíveis, selecionando ferramentas que agregam valor a curto ou médio prazo, como: as redes sociais, o processamento de dados, a automaçãinteligente,  as plataformas para nutrição de leads e a formulação de personas. Pesquise e entenda quais são as que mais cabem dentro do seu negócio e dentro das suas possibilidades de gestão. 

 

Valorize o seu time 

A falta de reconhecimento é um dos principais fatores que impedem a transformação no ambiente corporativo. Não adianta criar estratégias para otimizar seus processos e melhorar a experiência do cliente, sem que seus funcionários estejam junto com você nessa missão. O cadastro de clientes, por exemplo, só funciona da maneira certa se sua equipe tiver o empenho adequado. Por isso, é muito importante desenvolvê-los. Como? Promovendo treinamentos e qualificações para que o seu time desenvolva as habilidades necessárias para conduzir uma transformação mais efetiva. 

Por fim, não se apegue, descarte processos e ferramentas que não se adequam mais ao que você quer propor. E entenda: nada possui fórmula mágica. Descobrir o caminho de inovar é uma longa e constante jornada. Mas, se você começou a percorrê-la, você já saiu na frente. 

 

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