Se perguntarmos quem é o seu Cliente, você provavelmente responderá com alguns dados que estão na ponta da língua. Idade, cidade, gênero são alguns deles, certo? Mas definir seu público-alvo será muito mais eficaz se você sair da caixinha e for além dessas informações básicas.
A definição de público-alvo já foi muito mais simples e se baseava naquelas informações que citamos lá em cima. Mas, com o tempo, estudiosos de marketing e propaganda puderam perceber que se colocar no lugar do outro poderia gerar muito mais resultados.
Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre o Mapa de Empatia e como ele vai ajudar a construir a persona dos seus possíveis compradores. Alinhar esse conhecimento com bom planejamento, à tática de Funil de Vendas e boas práticas no Instagram, é o começo para otimizar o desempenho da sua Empresa que só tem a melhorar.
Mas afinal, o que é Mapa da Empatia?
Essa é uma ferramenta que usa as emoções como base para construção da personalidade dos seus Clientes. A ideia surgiu em uma consultoria de Design Thinking, que percebeu que, ao se colocar no lugar dos Clientes tornava mais fácil entender suas necessidades e, assim, construir produtos que as atendessem. A ferramenta traz reflexões sobre o que o Cliente fala, como ele age, o que se interessa, pensa, sente e ouve. E usa essas informações para desenvolver propostas e até modelos de negócio de uma Empresa.
E onde isso nos levou?
Então, se o seu Cliente é uma pessoa que pensa, sente, fala e faz coisas muito próprias, que dependem muito mais que dados demográficos para serem definidas, como é possível criar uma persona para ele? Nos baseamos no Mapa de Empatia para trazer algumas técnicas que ajudarão a se colocar no lugar de potenciais Clientes e entender um pouco melhor a sua personalidade, suas dores, vontades e hábitos e, dessa forma, conseguir criar mais estratégias para conquistar o público-alvo ideal e aumentar suas vendas.
Pense com quem você está sendo empático
Se você precisasse imaginar, agora, um Cliente, quem vem na sua cabeça? Pense desde suas características físicas, idade, até um nome. Isso vai auxiliar a materializar essa pessoa no seu imaginário. Depois, pense, também, qual seria sua profissão, onde estudou e com quem ele mora. Quais os seus hobbies preferidos, onde compra suas roupas e aquele restaurante predileto. Quanto mais detalhes você conseguir dar, mais precisa será a construção dessa personalidade.
Quais são seus objetivos e sentimentos.
Depois de conhecer sua persona, é hora de entrar na cabeça deste Cliente. Quais os seus objetivos de Vida? O que ele pensa e sente? Por exemplo: João é um contador, tem 29 anos de idade e trabalha em uma multinacional. Ele pretende ser promovido, mas acredita que, para isso, precisa aperfeiçoar algumas habilidades.
Descubra suas dores e necessidades
Um dos pontos mais frágeis do currículo do João é a sua inaptidão com a língua inglesa. Ele sabe que, para conseguir cargos mais altos, precisaria desenvolver sua conversação para um nível avançado. Qual o melhor jeito de melhorar o seu inglês? Entrando em um cursinho de conversação. Se você possui uma escola, ou um curso de idiomas, já sabe, então, que grupo de pessoas abordar e como você pode conquistá-las em suas redes sociais.
Agora que você já sabe quem é o seu Cliente e consegue responder todas as caixinhas, do que fala, como se sente e quais as suas dores, se pergunte: o que estou oferecendo para ele é suficiente? Estou falando com ele nos canais corretos? Ele entende o meu produto e como eu posso ajudá-lo?
Essas respostas deverão guiar o seu plano de negócios e, mais tarde, o de comunicação. Usar o Mapa de Empatia traz benefícios rápidos e de baixo custo na hora dessa construção.
Agora é a sua vez: use o nosso template para preencher o seu próprio Mapa da Empatia e ajudar na comunicação com seu público! 😉 Depois, conta pra gente o que achou!
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