[contact-form-7 id="136" title="News Letter Form"]

Por que negócios promissores derretem?

Categorias: Gestão, Insights
Favoritar

Muitos empresários se atiram de cabeça na novidade do momento, sem necessariamente fazer um plano estratégico para ver a longevidade das ideias quentes do momento. Quantas lojas de frozen yogurt e paleterias Mexicanas abriram quando o boom desses produtos começou? A maioria delas fechou as portas em pouco tempo. E hoje em dia é até difícil encontrar alguma delas ainda operando.

Esse movimento do mercado vive acontecendo, já tivemos a era dos cupcakes, dos “sorvetes”, e agora estamos mesmo vivendo algumas ondas que, feito tsunami, estão levando o dinheiro dos empreendedores. Como, por exemplo, o crossfit e as barbearias.  Mas o que os empreendedores de todos os segmentos podem aprender com isso?

Primeiro de tudo: planejamento! Não importa em qual setor você irá aportar sua grana é necessário ter sempre em mente o planejamento de longo prazo. Quanto tempo é necessário para esse negócio maturar e qual é a expectativa de vida dele? Esses tipos de produtos/servi nesse artigo (barbearia, frozen yogurt, paleterias, cupckaescrossfit e as barbearias. ços do momento podem até ter um grande giro inicial, mas o conhecimento por trás da operação não possui um grande entrave. Ou seja, tudo o que a gente citou como “ideias quentes do mercado” nesse artigo (barbearia, frozen yogurt, paleterias, cupcakes) não possuem uma barreira intelectual que impeça a chegada de novos players. Prova disso é que no auge da popularidade deles não era difícil conseguir achar inúmeras marcas diferentes ofertando a mesmíssima coisa.

Tá bom, tá bom, uma ou outra marca tinha um diferencial, mas a maioria dependia da validação dos clientes. Os iogurtes, por exemplo, tinham uma franquia pioneira, que era o concorrente a ser batido. Mesmo assim, isso não impediu que outros se proliferassem e abocanhassem uma importante fatia do mercado (seja pelo preço, pela personalização, ou pela localização).

Trocando em miúdos: se são poucos os estudos necessários para copiar o que está sendo ofertado, o provável é que logo esse oceano azul estará cheio de predadores famintos. A multiplicação dos concorrentes ocasiona o excesso de demanda e o empreendedor perde exclusividade. Aí entra aquela famosa lei da oferta e da procura: quanto maior a oferta, menor o preço. Procurar algo que dependa de um conhecimento exclusivo, ou apostar na personalização do produto, são diferenciais para conseguir sobreviver.

Outro ponto crucial para fugir dessas arapucas é um investimento em comunicação e no fortalecimento de marca. Se destacar dos concorrentes é vital para qualquer empresa, independentemente do segmento, principalmente as que operam em mercados competitivos. Pensar em estratégias de divulgação e ter um cronograma de ações estruturado é fundamental para alavancar uma empresa que está nascendo ou que ainda não se estabilizou.

Todavia, nada adianta se seus produtos e serviços forem exatamente o mesmo dos concorrentes. No caso de empresas de comoditys, por exemplo, o ideal é tentar se destacar nos tipos de conveniências oferecidas. Sempre existe uma maneira de sobressair, basta paciência e muito estudo da área de atuação.  Os cupcakes que sobreviveram estão fazendo eventos (festas, ou corporativos), as paleterias fecharam as lojas exclusivas e seus produtos são vendidos em diferentes PDVS.

Ademais, só aposte em mercados saturados se sua Empresa tiver algo novo para propor ou foque em fazer o negócio acontecer no curto prazo.

Quanto tempo faz que você não vê uma loja de iogurte congelado? Fuja dessa fria, não deixe seu sonho de empreender derreter.


Curtiu este artigo? Clique na cartinha ao lado e inscreva-se para receber nossas newsletters com conteúdos exclusivos. 

Gostou do conteúdo? Então classifique
Confira artigos escritos por especialistas se cadastrando aqui
Solicite seu Seguro de Vida