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Por que negócios promissores derretem?

Categorias: Gestão, Insights
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Muitos empresários se atiram de cabeça na novidade do momento, sem necessariamente fazer um plano estratégico para ver a longevidade das ideias quentes do momento. Quantas lojas de frozen yogurt e paleterias Mexicanas abriram quando o boom desses produtos começou? A maioria delas fechou as portas em pouco tempo. E hoje em dia é até difícil encontrar alguma delas ainda operando.

Esse movimento do mercado vive acontecendo, já tivemos a era dos cupcakes, dos “sorvetes”, e agora estamos mesmo vivendo algumas ondas que, feito tsunami, estão levando o dinheiro dos empreendedores. Como, por exemplo, o crossfit e as barbearias.  Mas o que os empreendedores de todos os segmentos podem aprender com isso?

Primeiro de tudo: planejamento! Não importa em qual setor você irá aportar sua grana é necessário ter sempre em mente o planejamento de longo prazo. Quanto tempo é necessário para esse negócio maturar e qual é a expectativa de vida dele? Esses tipos de produtos/servi nesse artigo (barbearia, frozen yogurt, paleterias, cupckaescrossfit e as barbearias. ços do momento podem até ter um grande giro inicial, mas o conhecimento por trás da operação não possui um grande entrave. Ou seja, tudo o que a gente citou como “ideias quentes do mercado” nesse artigo (barbearia, frozen yogurt, paleterias, cupcakes) não possuem uma barreira intelectual que impeça a chegada de novos players. Prova disso é que no auge da popularidade deles não era difícil conseguir achar inúmeras marcas diferentes ofertando a mesmíssima coisa.

Tá bom, tá bom, uma ou outra marca tinha um diferencial, mas a maioria dependia da validação dos clientes. Os iogurtes, por exemplo, tinham uma franquia pioneira, que era o concorrente a ser batido. Mesmo assim, isso não impediu que outros se proliferassem e abocanhassem uma importante fatia do mercado (seja pelo preço, pela personalização, ou pela localização).

Trocando em miúdos: se são poucos os estudos necessários para copiar o que está sendo ofertado, o provável é que logo esse oceano azul estará cheio de predadores famintos. A multiplicação dos concorrentes ocasiona o excesso de demanda e o empreendedor perde exclusividade. Aí entra aquela famosa lei da oferta e da procura: quanto maior a oferta, menor o preço. Procurar algo que dependa de um conhecimento exclusivo, ou apostar na personalização do produto, são diferenciais para conseguir sobreviver.

Outro ponto crucial para fugir dessas arapucas é um investimento em comunicação e no fortalecimento de marca. Se destacar dos concorrentes é vital para qualquer empresa, independentemente do segmento, principalmente as que operam em mercados competitivos. Pensar em estratégias de divulgação e ter um cronograma de ações estruturado é fundamental para alavancar uma empresa que está nascendo ou que ainda não se estabilizou.

Todavia, nada adianta se seus produtos e serviços forem exatamente o mesmo dos concorrentes. No caso de empresas de comoditys, por exemplo, o ideal é tentar se destacar nos tipos de conveniências oferecidas. Sempre existe uma maneira de sobressair, basta paciência e muito estudo da área de atuação.  Os cupcakes que sobreviveram estão fazendo eventos (festas, ou corporativos), as paleterias fecharam as lojas exclusivas e seus produtos são vendidos em diferentes PDVS.

Ademais, só aposte em mercados saturados se sua Empresa tiver algo novo para propor ou foque em fazer o negócio acontecer no curto prazo.

Quanto tempo faz que você não vê uma loja de iogurte congelado? Fuja dessa fria, não deixe seu sonho de empreender derreter.


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