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O que é Cashback?

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Que a mistura entre tecnologia e modernidade está mudando hábitos e comportamento do consumidor  você já leu aqui no nosso blog. Mas você sabia que essas transformações estão fazendo nascer ferramentas que auxiliam o empreendedor a criar novas possibilidades? Uma delas é o cashback (“dinheiro de volta” numa tradução livre).

O cashback é uma modalidade de fidelização de clientes que ganhou força no mundo e atualmente está se popularizando no país. A mecânica é simples, ao fazer alguma compra o cliente recebe de volta parte do dinheiro. Normalmente essa verba é destinada para uma próxima compra dentro do mesmo estabelecimento. Além disso, existem aplicativos nos quais você consegue montar um cofrinho on-line e depois usar essa grana em parceiros.

Panela velha é que faz comida boa:

Antes de aprofundar o assunto cashback vamos dar um passo para trás e falar de modelos similares, para ampliar as possibilidades de quem possui seu próprio negócio. Pense o seguinte, o cashback é o bom e velho programa, ou cartão de fidelidade repaginado.

O que é positivo quando pensamos que a maioria dos brasileiros (53%) é adepto a pelo menos um desses programas.

Cartão Fidelidade:

Ainda é comum ver em alguns lugares, que ao fazer uma compra o estabelecimento não devolve parte do valor gasto, mas sim dá um prêmio e desconto desde que a pessoa continue consumindo no lugar. Ou seja, as benesses estão atreladas a um consumo constante no local. 

Por exemplo: ao fazer um primeiro pedido na Pizzaria JotaZê você ganha uma cartela física onde é carimbado o seu pedido. Caso você peça dez vezes lá, dentro de um prazo de três meses, você completa a cartela. Ao completá-la, no seu próximo pedido a sua pizza é totalmente grátis. Nesse modelo o desconto não é imediato e o consumidor só usufrui caso consuma no local mais de uma vez. 

Cupons de desconto:

No Brasil os cupons de desconto não ficaram tão famosos quanto os outros, principalmente antes da popularização da internet. Porém, a tecnologia reviveu esse modelo quase obsoleto no país. Funciona assim: você ganha um desconto para consumir em um lugar preestabelecido. Você já deve ter recebido várias vezes mensagens desse tipo no seu celular: “Você acaba de ganhar frete grátis no lugar X”, “você ganhou X reais de desconto nas compras no lugar Y” e por aí vai.

Os cupons (que quase sempre não são acumulativos) servem para estimular o consumo ou apresentar uma marca, produto, ou serviço, para clientes estabelecidos. Dá para compra em loja física? Claro, para isso o ideal é que você tenha um cadastro de clientes (link). Isso também pode acontecer com lojas parceiras (link), clientes do lugar X tem tantos% desconto no lugar Y.

Programas de recompensas:

Existem alguns estilos de programas de recompensas, mas a maioria possui a mesma mecânica, você acumula pontos (ou milhas) para trocar por coisas em lojas on-line ou físicas. O paralelo é sempre o mesmo: Quanto maior o valor gasto, mais pontos você obtém. Porém, a fidelidade é algo muito incipiente nesses casos, quase sempre os pontos, ou milhas, caducam. Para o consumidor é vantajoso, pois hoje em dia, esses benefícios já podem ser trocados por dinheiro em sites. 

Cashback: palavra oportunidade:

Você pode tanto criar o seu próprio programa de cashback ou aderir a um que já exista. A lógica é simples, fidelizar o seu cliente. Tudo o que um empresário busca é que o consumidor experimente o seu produto/serviço, o cashback é um aliado para transformar essa compra de impulso, ou de experimentação num potencial freguês. Esse mecanismo torna maior as chances de recompra, o que dá um largo passo para fidelização. Para você entender a ideia compare com os clássicos programas de pontos, mas em vez de receber um ponto, ou milhas, recupera-se parte do valor pago.

Vamos supor que você quer comprar uma roupa que custa 100 reais. Ao concluir a transação informam para você o recebimento de 20 reais numa próxima compra. O sentimento do consumidor é que ele recuperou parte do dinheiro gasto e que ele pode ser utilizado no futuro. Teoricamente é ganhar dinheiro, gastando dinheiro.

Caso você opte por aderir a um dos muitos fornecedores dessa modalidade sua empresa imediatamente ganha visibilidade dentro da plataforma escolhida. Além de poder criar promoções específicas com “cashback extra”. Empresas de cartão de crédito também estão apostando nessa prática para ampliar seu leque de “benefícios” para seus usuários.

Agora que você está familiarizado com essas práticas, escolha a melhor para sua Empresa e aumente suas vendas e cartela de clientes. 

 

 

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