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O poder do planejamento, por Alfredo Soares

Categorias: Gestão, Insights
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Em tempos de crise, administrar os problemas que possam surgir na Empresa pode ser uma tarefa difícil de fazer sozinho. Afinal, muitos empreendedores são multitarefas e, às vezes, acabam ficando sobrecarregados com tantas responsabilidades ao mesmo tempo. Por esse motivo, ter um planejamento pode fazer toda a diferença nas vendas. Com ele, você pode identificar riscos antes que aconteçam e mudar o cenário para favorecer o seu negócio.

Planejamento estratégico é uma tática inteligente que possui pelo menos cinco passos que devem estar presentes em toda gestão de Empresas: missão, visão, objetivos, metas, criação dos planos de ação e acompanhamento.

 

QUAL É A MISSÃO DA SUA EMPRESA?

Por que a sua Empresa existe?

Para definir a missão do seu negócio, você deve responder à pergunta feita anteriormente. A missão de empreendimento consiste no seu propósito, na essência pela qual foi criada.

 

QUAL É A VISÃO DA SUA EMPRESA?

Não é uma pergunta tão simples de ser respondida. Você precisa ser claro, pois é a visão que irá definir como você quer que sua Empresa seja vista pelo seu público. Defina como o sonho dela.

 

MISSÃO X VISÃO

Embora possam parecer iguais, as definições são diferentes. Resumindo: a missão é o propósito, a visão é o sonho. Simples de entender.

 

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS?

Para realizar grandes feitos, você precisa de objetivos. Saiba quais são eles e entenda que, dividindo-os em objetivos menores, intitulados de “objetivos táticos”, a execução tende a se tornar mais eficiente.

 

LISTE AS METAS

O simples ato de listar as metas ajuda na execução. Como? É simples, siga o modelo de metas SMART. Você deve listá-las sendo eSpecífico, Mensurável, Alcançável e Relevante, não se esquecendo do importante fator: o Tempo. Determine o início e prazo de ação para a meta.

 

CRIAÇÃO DE PLANOS DE AÇÃO

Após realizar os passos anteriores, a criação do plano de ação se torna mais fácil. Depois de listar objetivos e metas, divida as ações por setores da sua Empresa. Dessa forma, todos terão clareza no que deve ser feito e o plano funcionará como um todo.

 

O ACOMPANHAMENTO

Quando todos sabem exatamente o que deve ser feito, o plano de ação flui, e seu negócio evolui. Porém, para que isso aconteça de fato, não se esqueça de acompanhar os processos. Unir a equipe, ouvir novas ideias, discutir passos importantes, alinhar as ações e coordenar o que já foi feito e o que precisa ser ajustado é crucial para que sua Empresa possa ter resultados.

E você, está preparado para planejar e inovar?

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